Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja 6 razões para acreditar que a vida de casado é mais econômica

A- A+

Você já sente os efeitos da crise financeira no seu bolso? Se você está com dificuldades para manter seu padrão de vida, os jantares fora, os happy hours e a mesma frequência das baladas, a explicação pode estar no seu estado civil. Sim, a vida de casado é mais econômica.

Uma pesquisa realizada pela Co-operatives UK comprovou que a vida de casado pode ser a solução para driblar momentos de crise. Mas convenhamos que não seria preciso um estudo para comprovar isso. Afinal, dividir as despesas sempre sai mais barato.

Mas fica o alerta: primeiro encontre o par ideal, pois trocar o estado civil apenas para reduzir custos pode ser um mau negócio.

Casal curte vida de casado

Ao dividir despesas e planejar sonhos juntos, casal cresce financeiramente. Foto: iStock, Getty Images

6 benefícios financeiros da vida de casado

Conheça seis motivos para acreditar que a vida de casado é melhor que a de solteiro – ao menos para o bolso. Além de dividir momentos especiais, que tal dividir as contas?

Seguro de carro

Um levantamento realizado pelo site Bidu, especializado em comparação de preços de apólices, identificou que os seguros de automóveis apresentam um belo desconto para os casados. Homens solteiros pagam até 15,36% mais, enquanto mulheres solteiras pagam 11,98% mais caro.

Plano de saúde

Cuidar da saúde também sai mais barato para os casados. Em muitos planos de saúde, o valor para o contrato individual sobe se comparado à modalidade familiar.

Contas fixas

Quem morou sozinho sabe que, com uma pessoa a mais em casa, as contas subirão um pouco, sobretudo a energia elétrica. Mas na hora de dividir essas despesas, os valores ficam mais suaves para ambos. Nesse ponto, a vida de casado ainda é mais econômica.

Supermercado

Não precisa ser craque em matemática para saber que manter uma casa é mais barato que manter duas. Portanto, a compra mensal de produtos de higiene, limpeza e os demais também terá um custo menor para os casados, levando em consideração que será dividida.

Alimentação

Neste quesito, é lógico que o custo fica mais alto. Afinal, quanto mais pessoas comem, mais se gasta. Mas se olharmos por outro lado, o desperdício de comida é bem menor. A maior parte dos alimentos disponíveis no supermercado vem em embalagens destinadas a famílias, e não a pessoas solteiras.

Por conta disso, pessoas que moram sozinhas têm dificuldade em consumir tudo que compram. Na vida a dois (ou em família), é mais fácil aproveitar 100% os alimentos. Evitar desperdícios, antes de mais nada, é uma forma de economia.

Contas eliminadas

Além das contas que você passará a dividir com seu marido ou esposa, é interessante lembrar que os casados eliminam algumas despesas que geralmente os solteiros têm de sobra. Um exemplo clássico é a balada. Além do valor da entrada, o preço das bebidas, da gasolina e do estacionamento proporcionam grandes gastos em uma única noite.

Os casais recém-formados geralmente não se aventuram tanto pela noite, além de darem preferência a programas caseiros para que os amigos conheçam sua nova moradia. E todos concordam que um jantarzinho em casa sai bem mais barato que meia dúzia de cervejas na balada.

Você vai se interessar por:

Organize suas finanças

Seja casado ou solteiro, para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

E para você, que outros benefícios para o bolso a vida de casado oferece? Comente!

tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
como economizar na limpeza
comprar alimentos no atacado
promoções em supermercados
Como ter uma boa qualidade de vida