Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

9 importantes cuidados com a senha do cartão de crédito

A- A+

A vida é mesmo repleta de números, como CPF, RG, placa do carro, CEP, seu salário e as desagradáveis taxas e impostos. Cada algarismo tem sua importância e merece atenção. Quando o assunto é o chamado dinheiro de plástico, os cuidados com a senha do cartão de crédito devem ser redobrados, dada a relevância das informações que a ferramenta carrega.

Adotando cuidados com a senha do cartão de crédito

Não permita que ninguém veja sua senha do cartão de crédito enquanto a digita. Foto: iStock, Getty Images

9 cuidados com a senha do cartão de crédito

Levando em conta essa importância, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elaborou uma lista com os principais cuidados com a senha do cartão de crédito. Confira dicas de segurança na hora de definir e de utilizar esses algarismos especiais.

1. Criando uma senha

Ao definir uma senha segura, não utilize números que tenham relação com você e que possam facilmente ser descobertos por terceiros, como:

  • Datas de nascimento
  • Números de telefone
  • Números de documentos (RG, CPF) ou parte deles
  • Endereço de sua residência
  • Placa do seu automóvel
  • Senhas com números repetidos ou sequenciais, como: 11112222 e 12354678, por exemplo.

2. Memorize a sua senha

Essa é a melhor forma de se proteger. Mas se não conseguir memorizá-la e precisar anotá-la, nunca guarde junto com o cartão.

3. Lembre-se que a senha é sua

Nunca forneça sua senha do cartão de crédito para outras pessoas, especialmente estranhos, nem para funcionários dos bancos. Ninguém deve conhecer seus números, exceto você mesmo.

4. Cuidado com estranhos

Não aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos, internet banking ou mesmo a central de atendimento dos bancos.

5. Atenção ao digitar

Ao digitar sua senha do cartão de crédito, mantenha o corpo próximo à maquininha ou ao caixa eletrônico para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pela movimentação dos dedos no teclado. O mesmo vale para o próprio atendente no estabelecimento.

6. Não forneça dados por telefone

Se receber um telefonema de alguém dizendo que é funcionário do banco, nunca forneça sua senha do cartão de crédito e outras informações sigilosas, e desligue imediatamente.

7. Use seus dispositivos apenas

Evite utilizar telefone de terceiros, principalmente celulares, para acessar sua conta. Nunca digite a sua senha do cartão de crédito nesses aparelhos, pois o número ficará registrado neles. Somente faça isso no seu próprio celular ou de empresas de sua absoluta confiança.

8. Mude a senha

Troque sua senha periodicamente. O procedimento é fácil e garante tranquilidade na hora de realizar suas operações bancárias. Entre em contato com o seu banco e saiba como fazer essa mudança.

9. Tenha cuidado com seus dados

Nunca envie, nem mesmo para uma pessoa próxima, sua senha do cartão de crédito e demais dados bancários por e-mail, salas de bate-papo, mensageiros instantâneos ou qualquer meio eletrônico que você não possa garantir a privacidade das informações.

Você vai se interessar por:

Aproveite os benefícios do cartão

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, que outros cuidados com a senha do cartão de crédito adota? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito