Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aproveitar descontos e promoções pós-Natal é dica de economia

A- A+

A euforia da compra de presentes é uma tradição do período natalino, mas também pode ser um perigo para quem não está com as finanças em dia. Como a data fomenta o comércio, você pode pagar mais caro por um item e nem perceber. Então, fique ligado: quando o Natal passa, surgem descontos e promoções que podem tornar a aquisição bem mais vantajosa.

Descontos e promoções pós-Natal valem a pena?

Conseguir um preço mais baixo por um produto que você quer comprar é sempre um alívio para o bolso. Se a sua relação com o orçamento não está lá essas coisas, essa redução nos custos é ainda mais válida. Os períodos de descontos e promoções que seguem após o Natal podem configurar o momento ideal para compras.

descontos e promoções

Roupas costumam ter preços mais atrativos durante o mês de janeiro. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a educadora financeira Cintia Senna, esperar o fim do período natalino para realizar as compras que você deseja é uma opção válida, principalmente se a situação financeira estiver complicada, afinal, passar o fim de ano endividado não é interessante. A ideia é deixar que as suas finanças se equilibrem primeiro.

Se você optar por esperar os descontos e promoções que chegam no início do novo ano, a recomendação da especialista é, antes de tudo, saber o que quer comprar. Também é indicado que você consiga reter o valor necessário, para não comprar no impulso ou na pressa, podendo até, quem sabe, pagar à vista e com desconto, recomenda Cintia.

Para a educadora, o truque para comprar nessa época está na paciência para pesquisar e negociar preços, pois assim será possível encontrar melhores condições de aquisição. É importante também que você tenha o dinheiro em mãos. Compras à vista costumam ganhar uma porcentagem maior de desconto nas lojas.

Cuidados adicionais

Comprar nesse período de descontos e promoções, somente, não basta para garantir que você não se desequilbre com as finanças. Conforme Cintia, é preciso listar aquilo que realmente precisa e ter a disciplina de seguir. Lembrar dos objetivos maiores, como viagens, casa ou carro, também é um método para não se perder nas contas. E jamais compre no impulso.

Pensar é a principal chave para não cometer erros na escolha do que vai comprar. Aquilo que você tanto quer é realmente importante para esse momento? Você precisa do produto agora ou ele pode esperar para quando as contas estiverem mais aliviadas? Ter a clareza de entender o que é fundamental e o que é supérfluo ajuda você a restabelecer as condições econômicas.

Produtos com descontos e promoções

O site de dicas Lifehacker produziu uma lista que traz os melhores meses para comprar cada produto. Apesar de não considerar as características do mercado brasileiro, é totalmente aplicável à nossa realidade. Foi constatado que o início do ano é o melhor período para adquirir de itens que lideram as vendas no período natalino. 

Até mesmo em função dos descontos e promoções pós-Natal, artigos como roupas, videogames, móveis, cartões presente e até motocicletas se tornam mais acessíveis. Já os itens como celulares, televisores e home theaters têm baixa no preço no mês de fevereiro.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para comprar barato? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém