Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Xperia Projector torna superfícies planas sensíveis ao toque

A- A+

Já imaginou transformar uma superfície em uma tela touch? Pode até parecer ficção, mas não é. O novo projetor holográfico da Sony, o Xperia Projector, tem exatamente essa capacidade de conversão, fazendo de qualquer área plana um display sensível ao toque.

O dispositivo, anunciado em fevereiro na Mobile World Congress 2016, é capaz de responder a gestos, comandos de voz e toques, como se fosse um smartphone ou tablet.

E como funciona? O Xperia Projector faz um reconhecimento profundo do ambiente, rastreia as mãos do usuário para saber quando o indivíduo está tocando a tela projetada e quando move elementos virtuais.

Xperia Projector

Protótipo pode nem ser comercializado, mas chama atenção por conceito inovador. Foto: Divulgação, Sony

No aguardo pelo Xperia Projector

O gadget ainda é um protótipo e, por isso, não tem data de lançamento. Entretanto, isso não foi motivo para a empresa japonesa deixar de investir em uma apresentação de encher os olhos. A Sony usou o livro Alice no País das Maravilhas para demonstrar o quanto o projetor é interativo e como isso mudaria a interação do leitor com a história.

O projetor foi desenvolvido pela divisão Future Labs, uma parte responsável por explorar novas tecnologias e experimentos que podem demorar a ser lançados – ou sequer se transformar em produtos comercializados.

Se efetivamente chegar às mãos dos consumidores, o Xperia Projector promete soluções inovadoras, permitindo projetar desde fotos até arquivos diversos.

Já imaginou compartilhar numa superfície plana informações de um novo projeto da sua empresa e permitir que os participantes da reunião interajam sobre o conteúdo de forma simultânea? De fato, parece não haver limites para a tecnologia.

No vídeo abaixo, divulgado pela Sony, há destaque para as inovações apresentadas no Mobile World Congress 2016, incluindo uma demonstração do Xperia Projector (inicia aos 45 segundos).

Outros lançamentos da Sony

A Sony também aproveitou o evento para apresentar outros dois produtos. O Xperia Eye é uma câmera angular que pode ser presa a uma peça de roupa ou usada como colar. Tem a capacidade de fazer gravações em 360º, reconhecimento facial e identificação de voz.

Já o Xperia Agent é uma assistente digital que se integra à casa. Com esse equipamento, você pode controlar a luminosidade do ambiente e o som ambiente, por exemplo.

Como funcionam os projetores atuais

Se ainda não é possível interagir com mesas e paredes, ter uma tela de projeção é uma solução bastante útil para enriquecer suas apresentações.

Você sabe como funciona a Digital Light Processing (DLP)? Esse é o nome da tecnologia usada na projeção de luz, que surgiu em 1977 com o estudo do cientista Dr. Larry Hornbeck sobre os princípios de reflexão para manipular a luz.

Só entre os anos de 1993 e 1994 é que a indústria registrou e disponibilizou os primeiros protótipos comerciais com a tecnologia DLP. Depois disso, várias marcas, como Samsung e Dell passaram a incorporá-la em seus produtos.

O chip utilizado nesse sistema é responsável pela alta qualidade de projeção de imagem e vídeo. Entretanto, até a projeção final, a luz passa por três etapas essenciais:

  • Filtro: traz no mínimo as cores vermelho, verde e azul. Essa combinação produz até 16,7 milhões de pigmentos diferentes.
  • Espelhos: na lente de modelagem, um semicondutor com pequenos espelhos que se movimentam, entre “on” e “off”, milhares de vezes por segundo e representam cada pixel da imagem projetada.
  • Lente de aumento: essa é a última parte e é onde acontece a refração do semicondutor: só então chega à lente de projeção a imagem do vídeo reproduzido.

Você vai se interessar por:

Encontre projetores no Vivo Compras

Antes de comprar projetores, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para projetores

Gosta de novidades em tecnologia? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple