Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Xbox One, PS 4 ou Wii U: compare e faça sua escolha

A- A+

A concorrência pelo título de melhor console da atualidade está acirrada. PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Wii U disputam um mercado gigantesco de aficionados mundo afora. De acordo com dados do VG Chartz, portal de monitoramento de vendas de jogos eletrônicos, até o dia 28 de março passado, os três consoles haviam vendido, juntos, um total de 43 milhões de unidades em todo o planeta.

Do total, o PlayStation 4 responde por quase metade das vendas (49,8%), com 21,4 milhões de unidades. Já o Xbox One totalizou 12,1 milhões de unidades (28,2% do total), enquanto o Wii U chegou a 9,5 milhões (22%).

xbox-360

Redesenhado, o controle convencional do Xbox One conta com um novo modelo de direcionais analógicos. Foto: iStock, by Getty Images

Jogos exclusivos influenciam decisão

Antes de comprar, os apaixonados por games precisam comparar os produtos, analisando-os sob vários aspectos. Mas talvez o determinante para a escolha de um ou outro seja os jogos exclusivos de cada plataforma.

Quando indecisos, os compradores costumam levar em conta quais games só estarão disponíveis em um determinado aparelho – se o jogo estiver entre os seus prediletos, provavelmente a balança irá pender para este lado. No Xbox One, por exemplo, uma das opções exclusivas é Sunset Overdrive. No PlayStation 4, as opções são inFamous: Second Son, Bloodborne e The Order: 1886.

Ergonomia é destaque nas novas versões

No que se refere aos controles, o aparelho da Nintendo oferece possibilidades variadas a jogadores e desenvolvedores, com uma tela que impressiona pelos recursos oferecidos. De outro lado, redesenhado, o controle convencional do Xbox One conta com um novo modelo de direcionais analógicos.

Entretanto, uma das principais decisões de compra refere-se à ergonomia dos controles, especialmente entre os gamers que costumam jogar por horas a fio. Menos mal que, entre os consoles atuais, esta parece ser uma preocupação dos desenvolvedores.

PlayStation 4 responde por quase metade das vendas (49,8%), com 21,4 milhões de unidades. Foto: iStock, Getty Images

PlayStation 4 responde por quase metade das vendas (49,8%), com 21,4 milhões de unidades. Foto: iStock, Getty Images

Xbox One e PlayStation têm design semelhante, embora com diferenças sutis. No Xbox One, botões e triggers contam agora com resposta mecânica, que acompanha a ação dos games. No PS4, as respostas continuam imediatas e perfeitas. O que melhorou foi a integração entre gamer e aparelho. Na parte traseira, uma área emborrachada possibilita melhor sustentação, enquanto o touchpad na parte superior oferece maior interação com determinados jogos.

Novas plataformas consomem mais energia

Em relação ao consumo de energia, Xbox One e PlayStaton 4 chegam a consumir três vezes mais do que as versões anteriores, de acordo com um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais. O PS3, por exemplo, gastava 64 kWh, contra 181 kWh do PS4. O consumo do Xbox 360 era de 70 kWh, enquanto o do Xbox One oscila de 210 kWh e 289 kWh. Já o console da Nintendo reduziu o consumo de 40 kWh, na versão anterior, para 37 kWh com o Wii U.

Sobre os periféricos, o Kinect do Xbox é o destaque, superando amplamente os concorrentes. No quesito gráficos, o Xbox One apresenta alta qualidade, com cenários complexos e variáveis, chamando a atenção também pela composição dos personagens. O PS 4 também surpreende positivamente, chegando a impressionar pela qualidade dos detalhes no acabamento de jogos e o grau de realismo de rostos, por exemplo.

Compare preços online

A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para games

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico