Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Windows travando? Veja como melhorar o desempenho do PC

A- A+

O Windows é o sistema operacional mais usado em computadores de mesa e notebooks. Talvez pelo amplo uso, ele também é o que mais sofre queixas por parte de seus usuários. De imediato, quando o computador, seja notebook ou desktop, está muito lento, o usuário já imagina que está na hora de dar um upgrade na velocidade do processador ou na memória do equipamento.Mas existem algumas dicas e cuidados que melhoram o desempenho do Windows sem que seja necessário nenhum gasto extra. Essas dicas práticas podem ser feitas por qualquer usuário, mesmo por aqueles que entendem pouco de informática.

Ferramentas e aplicativos auxiliam no funcionamento do windows. Foto: Shuterstock

Ferramentas e aplicativos auxiliam no funcionamento do windows. Foto: Shuterstock

Dicas básicas para melhorar Windows

Em geral, muitas vezes a lentidão do Windows é causada pelo uso incorreto do computador. Alguns hábitos podem tornar a máquina mais “pesada” e problemática.A primeira dica é simples. Quantos menos recursos visuais o sistema operacional tiver, melhor será a sua performance. Uma simples mudança de visual do Windows, sem animações e transparências, já pode deixar o processador menos sobrecarregado e melhorar o desempenho do equipamento.

A mesma lógica vale para papéis de parede do Windows, ícones na Área de Trabalho e para a personalização do botão Iniciar. Esses itens “pesam” e contribuem para que o sistema operacional demore mais para ligar e funcionar. Quanto menos itens nesses espaços, mais fácil para o computador ligar e desligar.

Às vezes, mesmo sem o usuário saber, alguns programas são configurados para abrir assim que o computador é ligado. Isso torna a inicialização do Windows ainda mais lenta. Uma dica é excluir esses programas do Menu Iniciar ou desmarcá-los da aba de Inicialização de Programas, no menu de Configuração do Sistema.

Um outro erro que dificulta o desempenho do sistema operacional, é abrir muitos programas ao mesmo tempo que ficará sobrecarregado e mais lento com muitas janelas abertas juntas.

Outra dica importante é fazer limpezas regulares dos arquivos temporários que se acumulam na memória do computador. Para isso, basta clicar no ícone do disco rígido, ir em Propriedades e Limpeza de Disco. Também é recomendado fazer uma desfragmentação do disco periodicamente.

Windows: antivírus, firewall e antispyware

Programas como antivírus, firewall ou antispyware precisam ser atualizados regularmente, sempre que há uma versão nova disponível para download.

O uso de antivírus, firewall e antispyware não apenas garante a segurança do computador como também aperfeiçoa o seu uso. Os antivírus podem ser programas pesados e que tornam o computador mais lento, mas eles deixam a máquina livre de vírus.

O firewall tem como função proteger a conexão de internet contra ataques e invasões de terceiros. Já o antispyware protege o sistema contra infecções de spyware ou malware, softwares maliciosos que se instalam sem permissão do usuário no computador, ocupando memória e comprometendo o desempenho da máquina.

Aplicativos ajudam na limpeza

Hoje em dia, o usuário já pode contar com uma série de aplicativos que melhoram o desempenho geral ou de algumas funcionalidades do sistema operacional.

O Soluto é um deles. Sua função é fazer uma análise minuciosa para medir o tempo de demora de inicialização do sistema. O CCleaner é outro. Ele localiza e apagas arquivos inúteis.

Suporte 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Você tem uma boa dica para melhorar o desempenho do computador? Deixe seu comentário.

memória ou processador
7 Spin
segurança cibernética
comprar um notebook barato
antivírus pago
DDR3 ou DDR4