Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Windows Phone vs Android: Veja a comparação

A- A+

Sistemas operacionais fazem parte das características mais importantes de um smartphone e dividem os consumidores na hora da compra. O embate Windows Phone vs Android é uma dessas questões que geram dúvidas. Características e capacidades de cada um fazem a diferença na experiência do usuário.

windows phone vs android

Windows Phone é utilizado nos smartphones da Nokia. Foto: iStock, Getty Images

Windows Phone vs Android

A batalha Windows Phone vs Android é mais do que uma briga entre dois softwares. É uma disputa de mercado entre o sistema operacional de uma das maiores empresa de softwares e o mais utilizado do mundo, segundo a Net Applications. Diferentes em possibilidades e design, eles são duas das principais opções do mercado.

A plataforma do Android é licenciável, o que significa que qualquer empresa que atenda aos requisitos do Google – criador do sistema – pode fabricar telefones que rodem o software. Isso dá mais liberdade ao consumidor nessa questão Windows Phone vs Android, já que ele pode escolher a fabricante que preferir.

Com o Windows Phone já foi assim. Ele também tinha plataforma licenciável, até que a Microsoft, dona do software, comprou a Nokia, empresa finlandesa que já foi a maior fabricante de telefones do mundo. Desde então, somente os telefones dessa marca podem rodar o sistema da empresa americana, num sistema semelhante ao que acontece com a Apple.

A vantagem do sistema da Microsoft nessa disputa mercadológica de Windows Phone vs Android reside justamente nessa restrição de fabricantes e, portanto, na exigência de qualidades dos aparelhos. É por isso que o Windows garante qualidade e fluidez no sistema, o que nem sempre é a realidade em aparelhos das linhas mais inferiores rodando Android.

Mas o Android tem muitos pontos interessantes. É mais flexível, tem uma interface intuitiva e mais amigável ao usuário, além de ser mais facilmente personalizável. Isso faz com que as possibilidades do sistema variem conforme a empresa que fabrica o hardware.

Já no caso dos smartphones que rodam Windows Phone, a interface está entre as reclamações comuns dos usuários. O sistema utiliza janelas quadradas, um menu rotativo e faltam atalhos para algumas funções presentes no Android. Além disso, há menos opções de aplicativos para download nos aparelhos.

Você vai se interessar por:

Smartphones no Vivo Compras

Antes de comprar o seu, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para decidir Windows Phone vs Android? Compartilhe.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple