Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Wi-Fi grátis: veja os cuidados necessários ao usar rede pública

A- A+

Independentemente de estar saindo de férias ou viajando a trabalho, você certamente deseja se manter conectado ao mundo. O acesso via Wi-Fi grátis está em todo lugar: cafés, aeroportos, hotéis. Estes últimos dispõem de computadores para seus hóspedes usarem a internet para checagem de e-mails e contatar amigos, por exemplo. No entanto, isso pode ser muito perigoso.

Segundo investigações do Serviço Secreto dos Estados Unidos em parceria com a Segurança Cibernética Nacional e Comunicações feita em 2014, ladrões estariam instalando keyloggers em computadores públicos. Na ocasião, o malware roubava informações dos usuários, como dados bancários e pessoais.

seudinheiro-wifi-gratis

Pode ser perigoso utilizar internet pública. Foto: iStock, by Getty Images

Apesar do alerta ter sido emitido no ano passado e em outro país, os cuidados necessários para evitar problemas como esses, não devem ser menosprezados.  Confira algumas dicas para proteger sua segurança online quando estiver usando um ponto de acesso Wi-Fi público.

7 dicas para prestar atenção no uso de Wi-Fi grátis

Use uma VPN: a Rede Privada Virtual é a maneira mais segura de se navegar em wireless públicos. No entanto, sua configuração é um pouco complicada e exige conhecimento avançados.

Atualize tudo: com o sistema operacional e aplicativos atualizados a chance de ter seus dados violados diminui. Com as versões mais recentes, em tese, as falhas são corrigidas.

Memória de logon desativada: nunca salve seu login e senha em sites quando estiver usando computadores públicos. Desative o recurso de logon automático (que salva seu nome e senha) oferecido por sites.

Você vai se interessar por:
Spam, scam e phishing: saiba como se prevenir de mensagens falsas
Quando é hora de trocar a senha do Wi-Fi? Veja dicas

Não deixe rastros: assim que finalizar a navegação em um Wi-Fi grátis de um computador público, é fundamental limpar todo o histórico, os cookies e também todos os arquivos de Internet temporários. Busque o recurso na barra de ferramentas de seu navegador. Certifique-se de que deletou mesmo todas essas informações.

Acesso à conta bancária é perigoso: evite fazer transações financeiras em um lugares públicos com Wi-Fi grátis que possam revelar senhas ou informações pessoais valiosas, como números de cartão de crédito, por exemplo. O dispositivo pode conter algum programa instalado que repasse seus dados a um hacker.

Atenção ao acessar Wi-Fi hotspot: desative a conexão automática do seu computador ou smartphone para Wi-Fi hotspot (o nome dado ao local onde a rede está disponível). Assim, você evita a conexão a redes maliciosas criadas exclusivamente para roubar informações de usuários desavisados.

Crie mais dificuldades:configure seu e-mail e outros serviços da Internet para o logon em duas etapas. Além do login e senha, o site envia um código via SMS. Assim, um criminoso que obtenha a sua senha não conseguirá acessar sua caixa de e-mails, por exemplo.

info Wi-Fi grátis

Marco Civil da Internet

A Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, ficou popularmente conhecida como  Marco Civil da Internet. Em um de seus artigos, a Lei determina que os responsáveis em disponilizar Wi-Fi grátis precisam manter registros dos usuários que trafegaram pela rede por um período mínimo de seis meses para que se tenha mais chances de encontrar o número IP do suspeito. Assim, caso ocorra alguma infração dentro do estabelecimento, o responsável pode ser indiciado.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
celular 2g 3g ou 4g
roteadores wifi potentes
quanto custa fazer um aplicativo
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
usar Whatsapp