Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

WhatsApp para Android permitirá guardar histórico no Google Drive

A- A+

O aplicativo de mensagens mais utilizado do mundo apresentou aos seus usuários uma novidade de armazenamento. O WhatsApp para Android passou a permitir que as conversas salvas em aparelhos com esse sistema operacional sejam enviadas diretamente ao Google Drive, o serviço de armazenamento na nuvem da gigante americana.

WhatsApp para Android no Drive

A nova possibilidade do WhatsApp para Android é resultado de uma parceria do Facebook – grupo dono do aplicativo – com a Google, uma das principais empresas de tecnologia em todo o mundo.

O acordo se justifica pela abrangência dos dois serviços. O Gmail, serviço ao qual o Drive está vinculado, tem 900 milhões de usuários mensais ativos, assim como o WhatsApp, segundo dados divulgados pelas duas empresas.

whatsapp para android

Conversas em telefones com Android podem ter armazenamento na nuvem. Foto: iStock, Getty Images

A vinculação entre os dois programas foi anunciada no blog que o Google mantém para desenvolvedores. Ela promete facilitar a maneira com que os usuários se relacionam com os seus históricos de conversas. Com as informações salvas na nuvem, você pode deletá-las do celular. Isso reduz o risco de roubo de dados e a sobrecarga da memória.

A nota que divulgou a parceria entre o Google Drive e o WhatsApp informou, em nome do cofundador do aplicativo, Brian Acton, que a escolha dessas duas plataformas se deu pela familiaridade. Como o Android é um sistema operacional do Google, sua interface oferece uma experiência nativa ao usuário.

Todas as informações que costumam ficar salvas no aplicativo serão enviadas ao Drive de quem utiliza o WhatsApp para Android.

Os textos, as mensagens de voz, as fotos e os vídeos ficaram todos guardados na nuvem para que você possa acessá-los quando quiser ou até mesmo resgatar quando trocar de aparelho, como forma de backup.

Assim como aconteceu com a atualização do WhatsApp Web para os donos de iOS, a novidade do WhatsApp para Android também não se dará de uma vez só para todos os usuários. A disponibilização será gradativa e, aos poucos, deve chegar a todos os usuários de smartphones com o sistema do Google.

Sobre a possibilidade de oferecer o armazenamento em nuvem do Drive também para aparelhos com sistemas iOS ou Windows Phone, não há esclarecimentos ou previsões. Não se sabe quando e nem se esse serviço será disponibilizado para além do Android.

Popularidade do WhatsApp para Android

O WhatsApp para Android é o carro chefe do aplicativo no mundo. Uma pesquisa da GlobalWebIndex mostra que 73% das pessoas utiliza o aplicativo através de aparelhos que possuem esse sistema operacional, contra apenas 22% da Apple. A diferença diminui nas análises por região, mas o Android segue na liderança.

O estudo ouviu 34 mil pessoas, de 50 países diferentes, antes de chegar a algum resultado final. O único local em que a diferença entre o Android e para iOS foi menor do que 20% foram os Estados Unidos, já que a Apple é uma marca americana e vende produtos mais baratos em seu território do que no resto do mundo.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gosta de novidades sobre smartphones? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
como lidar com a avareza