Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Voo com escala é alternativa para quem deseja viajar mais barato

A- A+

Quando você vai viajar, seja a trabalho ou a passeio, prefere chegar logo ao seu destino ou não se importa em pegar um voo com escala e demorar um pouquinho mais para aterrissar?

Por motivos econômicos, 62% dos brasileiros escolhem a segunda opção, segundo aponta pesquisa divulgada recentemente pelo site Kayak, voltado para viajantes.

O estudo também mostrou que o brasileiro prefere um período de conexão relativamente curto. Para 49% dos entrevistados, as conexões deveriam ser de uma a três horas. Além disso, 71% dos viajantes nacionais não consideram o voo com escala uma experiência estressante.

Voo com escala pode trazer diversos pontos positivos.

Optar por voos com escalas é alternativa para viajar de forma mais barata. Foto: iStock, Getty Images

Como passar o tempo em voo com escala

Estressante, ou não, o ideal é ter o que fazer para que o tempo em conexão passe mais rápido. Ler um livro, comprar lembrancinhas, conhecer o aeroporto ou comer algum lanches. Opções não faltam, mas qual será a preferência dos passageiros brasileiros?

Conforme a pesquisa do site Kayak, a maior parte dos viajantes prefere esperar pelo próximo voo em um bom café ou bar: 35% escolhem uma dessas opções.

Já para 22% dos passageiros, os livros e as revistas são a melhor companhia durante as escalas, enquanto 20% preferem aguardar esse tempo fazendo compras – de preferência, gastando menos de R$ 50,00 no aeroporto.

Ouvir música (7%), explorar o aeroporto (12%) ou simplesmente observar outros passageiros (13%) completam a lista dos passatempos preferidos dos viajantes brasileiros enquanto esperam o próximo voo.

As preferências são variadas, mas um fator foi quase unanimidade: uma boa e gratuita conexão Wi-Fi foi apontada como importante ou muito importante para 88% dos passageiros que aguardam sua próxima conexão.

Europeus também optam por voo com escala

Tendência entre os brasileiros, o voo com escala também é apreciado por viajantes europeus por diferentes motivos. Os poloneses, por exemplo, escolhem essa opção com o intuito de explorar uma nova cidade (27%). Já os espanhóis e os italianos gostam de aproveitar as escalas acompanhados: 45% preferem aproveitar as paradas a dois.

Entre os viajantes da Itália, há também o gosto pela leitura enquanto aguardam o voo: 29% aproveitam as escalas dessa forma. Já os austríacos (12%), por sua vez, preferem curtir as paradas em solo observando as pessoas.

Escalas também trazem aborrecimentos

Se, por um lado, o voo com escala pode trazer diversos pontos positivos, por outro, também não está livre de aborrecimentos.

Além do tempo de espera, o que mais chateia os brasileiros é perder a bagagem. Para 44% dos entrevistados, o extravio é a maior reclamação. Eles preferem, inclusive, perder o próprio avião à mala.

Apenas 22% acham que perder o voo seguinte é o pior que pode acontecer numa conexão, enquanto 8% não suportam ter que esperar em pé o tempo de duração da escala.

Você vai se interessar por:

Descubra como acumular milhas e voar de graça

Viagem ao exterior: aprenda como viabilizar financeiramente esse sonho

Pesquisar passagem aérea Passagem aérea barata: veja como viajar gastando pouco

Mantenha-se informado

Se você gosta de estar bem informado durante uma escala e em qualquer momento, que tal contar com uma central disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, para receber novidades e realizar pequenos serviços?

Com o Vivo Informa, você pode obter indicação e realizar reservas em restaurantes e casas noturnas, além de comprar ingressos para shows e espetáculos, por exemplo. É só ligar para *365 e começar a aproveitar esse serviço.

> Vivo Informa: Receba tudo sobre tempo, horoscopo, trânsito e mais

E você, o que pensa sobre o voo com escala? Deixe seu comentário.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple