Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como voltar a estudar sem gastar muito dinheiro

A- A+

Retornar à faculdade – mesmo depois de uma longa parada – é recomendado para quem busca uma qualificação no mercado de trabalho. Atualmente, existem maneiras de você voltar a estudar sem gastar muito dinheiro.

Existem, por exemplo, cursos preparatórios gratuitos para vestibular. Além de serem de graça, eles normalmente possuem horários flexíveis, que permitem conciliar trabalho e estudo.

Por esse e por outros motivos, os adultos estão voltando à faculdade. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), cerca de 1,5 milhão de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 tinham mais de 30 anos. Isso representa 15% do total.

muito-dinheiro

Pesquise por universidades que tenham os cursos reconhecidos pelo MEC. Foto: iStock, by Getty Images

O importante é perseguir esse objetivo e priorizar gastos relacionados a ele em detrimento de outros. Ou, simplesmente, encontrar opções de cursos mais baratos e acessíveis ao seu bolso. Confira algumas opções para voltar a estudar gastando pouco.

Alternativas para voltar à faculdade sem gastar muito dinheiro

Programas do governo

Por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) você, que não tem diploma de curso superior – pode ter acesso a uma universidade particular com bolsas integrais ou parciais de 50%.

Para ter acesso ao programa, você tem que ter cursado o ensino médio completo escola pública. Ou ainda, ter estudado de forma parcial ou tal, em escola privada, desde que como bolsista integral da própria instituição.

Outra possibilidade de acesso ao ensino superior é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu oferece vagas em instituições públicas para os participantes do Enem.

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada acontece duas vezes no ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

Por se tratarem universidades públicas, não possuem mensalidade, logo, o único custo que você vai ter que arcar é com o material escolar. Nesse caso, sempre opte por sebos a volumes novos. Livros especializados tendem a ser caros, e isso pode pesar no seu orçamento.

Cursos à distância

Atualmente, no Brasil, existem universidades que proporcionam cursos de Ensinoà Distância. Práticos e com um nível de ensino tão bom quanto às tradicionais, a modalidade auxila você a adequar a graduação escolhida a sua rotina.

Pesquise por universidades que tenham os cursos reconhecidos pelo MEC. Assim, você evita qualquer situação de desconforto na hora de apresentar o seu diploma. Algumas instituições de ensino, disponibilizam também a possibilidade de ter aulas semi-presenciais. Compare, e escolha a melhor opção.

Gostou das dicas para estudar sem gastar muito dinheiro? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca