Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Você tem alguma pergunta? Saiba tirar dúvidas na entrevista de emprego

A- A+

Você se prepara, pensa em respostas para todos os questionamentos possíveis e, quando menos espera, o recrutador fala: “alguma pergunta?” Pronto, é o suficiente para não saber mais como agir na entrevista de emprego.

Para não se enrolar na hora do nervosismo e deixar passar a oportunidade de trabalho, a dica de Juliet Bombassaro, diretora da Zeit Recursos Humanos, é agir de maneira natural e sincera. Se tiver alguma pergunta a fazer, é só escolher o momento certo e questionar.

Alguma pergunta

Pergunta sobre o salário não é proibida, mas deve ficar para o fim da entrevista. Foto: iStock, Getty Images

Não é errado fazer alguma pergunta antes

Ir para a entrevista de emprego bem informado é fundamental. Afinal, como justificar o seu interesse na vaga se você não conhece pelo menos um pouco da empresa? Fica difícil. Por outro lado, nem sempre todos os dados estão disponíveis aos candidatos desde o início.

Não é à toa que, quando a descrição é pequena e não oferece muitos detalhes, o conselho de Juliet é usar o e-mail ou ligação de agendamento da entrevista como alternativa para tirar suas dúvidas mais básicas sobre o cargo.

“Assim, caso não atenda às expectativas para contratação, pode agradecer pela oportunidade e deixá-la para outra pessoa que esteja mais dentro do perfil”, explica.

Pode fazer alguma pergunta na entrevista?

Se na divulgação da vaga você já conseguiu todas as respostas que buscava, não é preciso se preocupar com com alguma pergunta extra só para impressionar o recrutador e mostrar que está realmente interessado. A maneira como você se comporta na entrevista também é capaz de transparecer isso.

Caso alguma dúvida não tenha sido respondida ao longo do processo seletivo, a dica é esperar pelo momento em que é aberto um espaço para perguntas ou, então, aguardar o fim da entrevista.

“Cuidar também para não inverter as posições, e parecer que quem está entrevistando é o candidato e quem está sendo selecionado é a empresa”, alerta Juliet.

Tudo é questão de bom senso para sair da entrevista seguro, sabendo que não ficou nenhum detalhe mal explicado, mas sem exagerar e passar a imagem de inconveniente.

Uma tendência cada vez mais comum, por exemplo, são as vagas em que o salário é definido como “a combinar” ou que simplesmente não é citado durante a divulgação da vaga. É claro que é válido você sair da entrevista com essa resposta, mas é preciso achar o momento certo para perguntar.

Ao invés de ir direto para a remuneração e dar a entender que só ela interessa, tente abordar as funções que fariam parte da sua rotina, os horários de trabalho e até os benefícios oferecidos. Só depois pergunte sobre o salário.

Você vai se interessar por:

Mais vantagens para você

Se você está em busca de emprego, sempre é bom ter acesso a vantagens. Que tal transformar tarifas em benefícios? Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Já sabe como agir ao ter alguma pergunta a fazer na entrevista de emprego? Comente!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
melhor lugar para trabalhar
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho