Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sofre de dependência do celular? Veja apps para ajudar na desintoxicação

A- A+

Se você é daqueles que não consegue ouvir o som de uma notificação sem imediatamente conferir quem mandou a mensagem ou entra em desespero quando vê o percentual de bateria restante atingir níveis mínimos, cuidado. Você pode estar sofrendo de dependência do celular.

A síndrome vem sendo estudada por cientistas do mundo todo nos últimos anos e já recebeu até um nome: nomofobia. O termo remete ao inglês: “no mobile phone”. Seria, em tradução livre, uma espécie de fobia a ficar sem celular.

dependencia-do-celular

Aplicativos tentam reduzir dependência do smartphone. Foto: iStock, by Getty Images

Saiba se você é dependente do smartphone

O Instituto de Psiquiatria da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) conta com uma unidade para diagnosticar e tratar a dependência do celular. É o grupo Delete – Desintoxicação de Tecnologias. O grupo se apresenta com a missão de promover o uso consciente das tecnologias e oferecer suporte no uso abusivo.

Para o grupo Delete, a dependência digital não está diretamente relacionada ao tempo de conexão de uma pessoa aos seus dispositivos eletrônicos, e sim ao nível de perda de controle na vida real, trazendo prejuízos nos campos profissional, familiar, afetivo ou social.

O site do grupo Delete oferece testes para você saber qual o seu nível de dependência do celular, da internet e de aplicativos específicos, como Facebook e WhatsApp.

Aplicativos ajudam a controlar dependência do celular

Se o resultado do teste acendeu o sinal de alerta para você, uma alternativa para reduzir seu grau de dependência do celular é baixar um aplicativo. Por mais contraditório que possa parecer, existem diversos serviços disponíveis para smartphone desenvolvidos justamente para te manter longe dele por mais tempo. Conheça alguns:

1. BreakFree

dependencia1O BreakFree monitora o número de vezes que você usa o celular e emite alertas. Quando o dispositivo identifica que você está acessando demais o celular, um mascote aparece para pedir que você dê um tempo.

 

 

 

 

 

 

2. Menthal

dependencia2Este aplicativo contabiliza o tempo que você passa no telefone e quais aplicativos você acessa para gerar estatísticas sobre o seu nível de dependência do celular. Os alertas incluem dados sobre o risco de doenças decorrentes da dependência, como a depressão.

 

 

 

 

 

 

3. Moment

dependencia3No caso do Moment, você mesmo pode definir limites diários e configurar um alerta quando ultrapassar esse limite. Também é possível receber avisos ao longo do dia para monitorar seus acessos.

 

 

 

 

 

 

4. Nomophobia

dependencia4O foco deste app é de quanto em quanto tempo você liga e desliga a tela. Sempre que você aciona o aparelho, ele te mostra quanto tempo levou para você pegar o celular de novo, desde o seu último acesso. Gráficos ajudam a interpretar as informações, mostrando os momentos do dia em que você acessou o celular com mais frequência, por exemplo.

 

 

 

 

 

5. Phone Addict Free

dependencia5A exemplo do Nomophobia, o Phone Addict Free também informa quantas vezes você olha para a telinha ao dia. Você pode compartilhar as informações com amigos e familiares, para que eles te ajudem a se livrar da dependência do celular.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Gostou das dicas sobre dependência do celular? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Sem suporte do Facebook
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Mulher gosta de dispositivos móveis
Pesquisar e comparar modelos é fundamental para fazer uma boa escolha. Foto: iStock, Getty Images
Mercado de smartphones em alta