Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Você sabe o que é reciclagem? Ajude a salvar o planeta

A- A+

Separar o lixo, tirar os dejetos da calçada e de locais públicos, e destinar corretamente seus descartes são normas básicas de convivência social. Mas, o que é reciclagem? Será que essas atitudes fazem parte do conceito? Sim, mas, apesar de ter uma definição simples, reciclar é algo muito mais complexo.

Em teoria, reciclagem consiste em transformar algo que já não tenha mais utilidade em matéria-prima para novos produtos. Por exemplo, latas de alumínio, papel de escritório, potes plásticos e outros materiais são reciclados para uma reutilização. Esse processo é capaz de poupar recursos do meio ambiente e promover novos empregos.

o que e reciclagem

Reciclagem de lixo é atividade econômica que protege o meio ambiente. Foto: Shutterstock

O que é reciclagem? Uma forma de salvar vidas

Poluição, enchentes, chuva ácida e gases tóxicos infestam o ambiente e o ar que respiramos em função da falta de reciclagem. Desde o início do século 20, o incentivo à reutilização de materiais vem se intensificando como forma de economia. No entanto, o ganho principal é visto na natureza. Dar um novo destino a papéis, borracha, metais e vidros é uma forma de limpar o planeta.

Após um período de prosperidade econômica, países como Estados Unidos e Inglaterra foram impulsionados a uma cultura de consumo e descarte sem reciclar, o que gerou acúmulo de lixo. Na década de 1970, com o surgimento do Dia da Terra, ambientalistas reforçaram a importância da reciclagem e introduziram meios de reutilizar os dejetos.

O Brasil é considerado um reciclador exemplar. Em 2014, o país conseguiu reaproveitar mais de 95% do alumínio produzido, tornando-se o recordista mundial. Os dados, levantados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas (Abralatas), mostram que a economia de energia proporcionada por esse tipo de reciclagem é de 700 kWh em um ano.

E não é apenas o país e o mundo que ganham com a prática. Milhares de famílias fazem do descarte e do reaproveitamento uma forma de sustento.

De acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), o faturamento das cooperativas formadas por catadores aumentou 311% no período de 2010 a 2014. Ou seja, é mais renda para combater a pobreza e conseguir qualidade de vida.

Saiba como pôr o conceito em prática

Sabendo o que é reciclagem, comece em casa mesmo. Para realizar a separação básica, coloque papéis, plásticos, caixas de leite, pneus e lâmpadas fluorescentes em recipientes distintos. O plástico se transforma em grânulos que são utilizados para produzir outros materiais, como sacos de lixo, mangueiras, pisos e peças automobilísticas.

Leia a continuação das dicas sobre o que é reciclagem em Vivo Mais Saudável, onde você também encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também
feiras de trocas
como abrir uma empresa de coleta de lixo
como abrir uma empresa de reciclagem
quais são as vantagens das lâmpadas incandescentes
como evitar o desperdício de alimentos
estrada elétrica