Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Day trade pode ajudar você a lucrar mais na Bolsa

A- A+

Para quem investe na Bolsa de Valores, uma das modalidades de negociação previstas no mercado de ações se chama day trade. Ele é uma operação iniciada e encerrada no mesmo dia, consistindo na compra e venda dos mesmos papéis. Para você que quer multiplicar ganhos, essa é uma possibilidade concreta, embora não livre de riscos.

O objetivo do day trade é aproveitar a grande volatilidade no mercado de ações para obter maiores lucros e em prazos bem mais curtos do que em outros tipos de operações na Bolsa. Esse lucro é derivado da diferença do preço de compra para o preço de venda.

Investimento no day trade

Day trade pode ser lucrativo, mas exige bom desempenho emocional sob pressão. Foto: iStock, Getty Images

Características do day trade

Uma característica do day trade é uma maior liberdade da estratégia em relação às tendências do mercado, devido ao breve período da operação – por vezes, poucos minutos ou algumas horas. Isso a torna menos arriscada por não ser tão influenciada por fortes realizações ou crises no mercado, já que o lucro (ou prejuízo) é apurado diariamente.

Se tal peculiaridade garante um menor risco ao investidor, por outro lado, o day trade tem um maior custo operacional e incidência do Imposto de Renda sobre o lucro do que em outras operações.

De acordo com informações da BM&FBovespa, a alíquota sobre os ganhos líquidos mensais auferidos nesse tipo de operação é de 20%. Em relação aos custos, cada ordem executada de compra ou venda gera uma taxa, que varia de acordo com a corretora utilizada pelo investidor.

Day trade não é indicado para iniciantes

Apesar de tentador, já que pode gerar grandes lucros em curtos períodos, as operações de day trade não são indicadas para investidores iniciantes.

Para Conrado Navarro, educador financeiro e fundador do Dinheirama, o investidor deve ter muito conhecimento técnico e experiência no mercado para partir para esse tipo de transação. “Elas são operações rápidas e com alto grau de alavancagem, o que potencializa os riscos de ganho para o investidor, mas também os de perdas”, avalia.

Conforme Navarro, a experiência é necessária porque o day trade exige bom desempenho emocional sob pressão e controle de risco por parte do investidor. Entre as dicas do educador financeiro para obter sucesso na operação estão começar aos poucos, testar estratégias e sair da operação assim que conseguir o lucro desejado.

Ele recomenda ainda que o investidor use as ferramentas oferecidas pela corretora. “Stop automático, ordem de stop agendadas, preço alvo e preço limite são diferenciais fundamentais na hora de operar um day trade”, destaca. “Outra dica é estar atento ao movimento do mercado e fazer a lição de casa, estudando as características das ações que está querendo operar”, conclui.

Você vai se interessar por:

Bolsa de valores: veja dicas para investir em 2015

É possível ganhar dinheiro na Bolsa de Valores em 2015? Descubra!

Investir na Bolsa de Valores pode ser arriscado? Descubra!

Cursos para entender o mercado de ações

Para ter um maior conhecimento sobre o assunto e ganhar experiência antes de partir para as operações de day trade, o investidor pode fazer um curso sobre o funcionamento do mercado de ações, seus gráficos, cotações, índices e tendências.

A própria BM&FBovespa oferece cursos online gratuitos ou presenciais sobre diversas temáticas do mercado de ações, como finanças pessoais, operações com ações, derivativos, renda fixa e Fundo de Investimento Imobiliários.

Organize suas finanças

Seja para controlar as contas ou para aprender a aplicar melhor o seu dinheiro, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer aprender a usar os seus ganhos de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a gerenciar sua vida financeira. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Pronto para investir no day trade? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label