Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Você sabe o que é conta salário? Entenda suas vantagens e desvantagens

A- A+

Você provavelmente já ouviu falar dela, talvez até seja um usuário, mas ainda assim desconheça todas as suas regras, direitos e deveres relacionados. Se esse for o seu caso, saber o que é conta salário é importante para não deixar de usufruir de nenhuma vantagem, além de garantir a segurança do seu dinheiro.

O que é conta salário?

A conta salário é destinada ao pagamento de qualquer tipo de verba proveniente de um trabalho prestado. Trata-se de uma facilidade para empregados que não possuem conta em banco. Mas os serviços oferecidos também são limitados.

Desde 2 de abril de 2007, a Resolução 3424 do Conselho Monetário Nacional está em vigor e disciplina a conta salário. Ela garante que nenhum trabalhador seja obrigado a ter uma conta corrente para receber o seu salário. Ou seja, se a empresa efetua o pagamento por meio de banco, é ela que deve abrir a conta, sem que o empregado pague por isso.

Mulher explica o que é conta salário

Segundo as regras atuais, a conta salário deve ser aberta pelo empregador. Foto: iStock, Getty Images

Esse tipo de regra facilita o acesso ao serviço bancário e o ingresso no sistema financeiro a qualquer trabalhador, sem a necessidade de análise de perfil de crédito ou obrigação de contratação de serviços.

Porém, a conta é destinada apenas a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões, 13º e abonos do empregador, não sendo permitidos depósitos de outras fontes. Pode ser utilizada também para o pagamento de proventos, soldos e similares.

Além disso, não podem ser feitas movimentações por cheques, e a possibilidade de fornecimento de cartão de débito para saque e realização de pagamentos é avaliada pelo banco e empregador.

Já o acesso ao salário pode ser feito através de saques nos caixas eletrônicos ou guichês com o uso do cartão. Caso o empregador prefira, pode transferir o seu saldo para outra conta corrente, não devendo pagar por isso desde que seja transferido o valor total.

A conta salário não permite fazer aplicações e nem oferece limite de crédito. O encerramento da conta só pode ser feito pela entidade pagadora, que foi quem iniciou o serviço.

Alternativas à conta salário

Além de entender o que é conta salário, é importante saber também que existe outra opção destinada ao pagamento de salário, a conta corrente. A primeira diferença entre as duas está no seu processo de abertura, sendo que a conta salário só pode ser aberta pelo empregador e, a corrente, pelo próprio funcionário e usuário.

A principal vantagem da conta salário é que ela é gratuita e permite a portabilidade do salário, sem custos, para uma conta em outro banco ou até na instituição financeira da conta original, desde que o titular seja o mesmo.

No entanto, para quem busca mais possibilidades, a conta corrente permite outros serviços, como o uso de cheques e cartões de crédito, além de regras mais amplas para a realização de saques, transferências, pagamentos, retirada de extratos, movimentos pela internet e tomada de empréstimos e financiamentos.

Você vai se interessar por:

Zuum oferece conta no celular

Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Entendeu o que é conta salário e suas alternativas? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria