Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Você sabe qual o 0800 do seu cartão? Veja dicas

A- A+

Quando você recebe um novo cartão de crédito, qual sua primeira atitude? Liga para a central de atendimento, pelo famoso 0800, desbloqueia e sai gastando, ou toma uma série de medidas de segurança para evitar dores de cabeça em caso de roubo ou perda?

Uma pesquisa divulgada em abril pela Moip, empresa de soluções em pagamentos, a cada dez operações realizada pela internet, sete são pagas via cartão de crédito. Para que o seu cartão não engrosse essa estatística, é bom tomar uma precaução, decorando o 0800 para caso de emergência.

0800

Guardar o número em um papel em um lugar seguro é a melhor opção. Foto: iStock, by Getty Images

Salve o 0800 em lugar seguro

Se você é aquela pessoa que mal consegue lembrar o que comeu no almoço ontem, quem dirá o 0800 do seu cartão. Sorte sua que há outros recursos que podem ajudá-lo a salvar esse número, caso precise usá-lo.

Mesmo que seja fã de tecnologia, não pense que o celular é a melhor solução. Lembre-se que, em caso de assalto, os ladrões podem levar o seu smartphone junto. Então, por incrível que pareça, anotar esses números de emergência em um papel e guardar junto aos seus documentos ainda parecem ser a melhor opção.

Ter um arquivo com todos os telefones importantes em seu computador pessoal também pode ser interessante e, mais ainda, hospedar esse arquivo em nuvem, de forma que ele possa ser aberto em qualquer computador, é melhor ainda.

Vale também apelar para um recurso muito utilizado por quem tem filhos pequenos: colocar, ao lado do telefone fixo, um papel com todos os telefones de emergência. Qualquer medida é válida se levarmos em consideração que, para fazer compras com o cartão de crédito na internet, basta digitar a chave de segurança impressa no próprio cartão.

Amigos podem ajudar

Também pode ser interessante contar com a ajuda de amigos a parentes próximos, que podem salvar o número do 0800 em seus celulares. Afinal, quem é a primeira pessoa para quem você liga quando está em apuros?

Após ligar para o 0800, comunique à polícia

Mesmo em caso de perda, a polícia deve ser avisada. Então, logo após ligar para o 0800 e pedir o bloqueio ou cancelamento do cartão, é importante dirigir-se a uma delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência. Esse procedimento também pode ser realizado online, pelo site da Polícia Civil.

Um cuidado que se sempre se deve ter ao ligar para o 0800, é anotar o protocolo de atendimento. Além disso, você pode solicitar ao atendente uma forma de se certificar que o seu cartão foi realmente inutilizado, para evitar dores de cabeça no futuro.

Cartão de crédito com benefícios

Você também pode optar por cartões que lhe trazem praticidade nas operações, como ser cliente de sua própria operadora. A Vivo oferece cartões aos seus clientes, com diversas vantagens. Clientes Vivo Pré ou Controle ganham bônus para falar mais em recargas e clientes Vivo Pós somam pontos no programa Vivo Valoriza.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre 0800? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca