Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Você está no segundo lote de restituição do IR? Saiba onde investir o dinheiro

A- A+

Se você ainda não fez a consulta, é bom agilizar. A Receita Federal já disponibilizou o segundo lote de restituição de Imposto de Renda. Os contribuintes contemplados receberam o dinheiro via depósito em conta no dia 15 de julho.

Segundo lote de restituição do IR libera mais de R$ 2 bilhões

Para saber se você está entre os contemplados no segundo lote de restituição, basta acessar o site da Receita Federal. Nesta etapa, o órgão devolverá R$ 2,348 bilhões para 1.459.161 contribuintes. A conta está disponível desde 8 de julho.

Pessoas sem acesso à internet também podem fazer consulta ao lote de restituição pelo Receitafone, que atende no número 146. Nesse telefone, também pode ser realizado o cadastro para receber o aviso sobre o depósito via SMS.

seudinheiro-Lote-de-restituicao

Quem acertou as contas com o leão pode ter imposto a restituir. Foto: iStock, Getty Images

Foi contemplado nesse lote de restituição? Veja o que fazer

Como não é todo dia que você recebe um dinheiro extra na conta bancária, pode ficar difícil saber onde investir. Se seu nome está na lista do segundo lote de restituição do IR, confira as dicas de Arthur Jardim Nogueira Borges, diretor da Luca Contas, para usar melhor esse valor.

Melhores investimentos

Borges considera que os investimentos com taxas pós-fixadas – onde o valor é corrigido com base em algum índice – são os melhores atualmente, tanto para o valor liberado no segundo lote de restituição quanto para qualquer outro que você disponha no momento.

“A poupança rende menos do que a inflação, então hoje não é um investimento recomendável, pois ocorrerá perda real de dinheiro”, avalia o executivo. A oportunidade mais comum de taxa pós-fixada, segundo ele, são os ‘undos referenciados DI.

Você vai se interessar por:
Calendário de restituição 2015: é possível descobrir data do pagamento?
Perdeu a restituição do IRPF? Veja o que fazer

Além disso, títulos pós-fixados do Tesouro Direto também são um boa opção. “A taxa pós-fixada oferece boa proteção contra a inflação e garante ganho acima dela”, esclarece Borges.

Quanto investir

Se você está em dúvida entre investir todo o dinheiro ou apenas parte dele, Borges sustenta que depende das necessidades e das vontades do investidor. “Para um sujeito que está endividado, o melhor investimento é usar a restituição para antecipar quitação de dívida”, justifica.

Por outro lado, quem já tem suas metas de poupança cumpridas, pode usar o dinheiro para se dar um presente. Para pessoas mais jovens, sem estabilidade financeira, ele indica a renda fixa, pois se precisar resgatar o dinheiro para uma eventual necessidade, ele vai estar lá à disposição.

Mas nada impede, segundo o executivo, que se comece a formar uma poupança em renda variável a partir de uma percentagem do dinheiro destinado aos investimentos. “Para este caso, existem os fundos de investimentos em ações de acompanhamento de índice”, aponta.

 

Gostou das dicas de lote de restituição? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
por que a poupança rende tão pouco
o que é previdência complementar