Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vistoria cautelar do veículo é etapa importante de um bom negócio

A- A+

Se você comprou um veículo usado ou manifestou essa intenção, deve ter ouvido como conselho ter um mecânico de confiança para avaliar o motor. A dica é válida, mas é possível ir além. Você conhece os benefícios de realizar a vistoria cautelar?

Em muitos casos, o proprietário aprende da pior maneira: quando compra um veículo usado e o bem é reprovado na hora de fazer o seguro. Ou, então, na hora de revendê-lo. A vistoria cautelar evita esse tipo de problema.

Mecânico realizando uma vistoria cautelar.

Vistoria realiza avaliação abrangente sobre a estrutura e documentos do veículo. Foto: iStock, Getty Images

O que é a vistoria cautelar?

Trata-se de uma avaliação abrangente sobre as condições do veículo, tanto da parte estrutural quanto documental. A vistoria cautelar pode ser solicitada por pessoas físicas, mas ainda é mais comum que seja uma iniciativa das seguradoras.

Via de regra, a empresa especializada consegue fazer a identificação exata do veículo, a procedência, a numeração do motor e chassi, se o automóvel sofreu algum sinistro, alguma restrição judicial e até mesmo se já fez um recall.

Também é possível fazer a certificação de gravação de chassi e motor, teste de pintura, lacração e autenticidade da placa, entre outros. O laudo pode ser classificado como aprovado (em perfeitas condições), aprovado com ressalvas ou reprovado.

Vantagens da vistoria cautelar

A vistoria cautelar é, antes de mais nada, uma segurança para o proprietário do veículo. Além de se certificar que o automóvel está em perfeitas condições de uso, evita problemas mais à frente, quando você quer fazer um seguro ou quando não consegue vender o carro por falta de condições.

Entretanto, esse tipo de avaliação não leva em consideração a parte mecânica. Por isso, o test drive e uma avaliação de um profissional de confiança continuam sendo fundamentais antes de fechar a compra. O lado interessante é que o preço não é tão salgado. É possível realizar o procedimento por valores entre R$ 100 e R$ 200.

Além disso, ao solicitar a vistoria cautelar, você pode prevenir acidentes. Em uma checagem apurada, é possível verificar se o carro é algum tipo de salvado – quando sofre um acidente com perda total, é leiloado e recuperado. Um veículo nessas condições, com a estrutura abalada, oferece sérios riscos.

Conforme especialistas na área de direito securitário, quem compra um carro em más condições – reprovado na vistoria – pode exigir a devolução do valor atualizada.

Já se você teve seu veículo batido, consertado em uma oficina credenciada pelo seguro e, ainda assim, o laudo for reprovado, tem até 90 dias apara ajuizar uma ação contra a oficina ou a seguradora.

Você vai se interessar por:

Gosta de comprar usado? Veja 13 itens que não valem a economia

Queda nos preços de carros usados aquece o mercado

Carro novo ou usado: veja qual é o melhor investimento

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de estar atento às condições do veículo que compra, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gosta de novidades sobre veículos? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
carro de leilão
Vale a pena comprar carros batidos? Descubra
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images