Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Visa desenvolve anel para pagamento com tecnologia NFC

A- A+

Se você é adepto de pagamentos móveis, é bom estar atento às inovações desse mercado. A empresa de serviços financeiros Visa está desenvolvendo um anel com tecnologia NFC. O dispositivo deve permitir que os usuários realizem pagamentos presencialmente apenas através da sua aproximação de uma unidade leitora, sem o uso de dinheiro ou cartão.

Como funciona o anel com tecnologia NFC

O primeiro teste do protótipo do anel com tecnologia NFC aconteceu em um evento de moda, conforme informações do site NFC World.

No London Fashion Week, os convidados VIPs presentes no evento do fashion designer Henry Holland puderam fazer compras a partir da passarela, tocando seus anéis NFC nas etiquetas de pagamento das roupas e acessórios utilizados no desfile.

Após o contato com o item, a comunicação acontecia através da tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE), estabelecendo comunicação com um terminal virtual para, assim, processar o pagamento.

Ainda segundo informações do portal, a Visa Europe Collab se reuniu com o designer Henry Holland, para integrar a tecnologia NFC às suas roupas no desfile.

Pessoas utilizando a tecnologia NFC para pagamento.

Tecnologia NFC permite a realização de pagamentos móveis no cartão de crédito. Foto: iStock, Getty Images

Segundo os responsáveis pela Visa Europe Collab, o objetivo era criar anéis com a tecnologia, mas que também tivessem um visual adequado para a ocasião do desfile. Assim, esses anéis foram oferecidos aos locais VIPs do evento, encorajando as pessoas a escolherem seus itens favoritos da coleção e, ao mesmo tempo, interagir com o acessório para realizar a compra.

O objetivo é que os anéis possam ser utilizados nos Jogos Olímpicos de Verão, que serão realizados em 2016, no Rio de Janeiro. O recurso permitiria que fãs andassem pelos parques olímpicos sem a necessidade de carteiras para fazerem suas compras. A Visa é uma das patrocinadoras oficiais do evento esportivo.

Saiba mais sobre a tecnologia NFC

NFC é a abreviatura para Near Field Communication, ou comunicação de campo próximo, em uma tradução livre. A exemplo de outras, como o bluetooth e wireless, é uma tecnologia de comunicação sem fio. Trata-se de um tipo de conexão entre dispositivos mediante aproximação, sem a necessidade do uso de senhas, códigos ou botões.

Isso significa que, quando dois dispositivos equipados se aproximam, a conexão acontece automaticamente, e realiza a ação por si só.

Relativamente nova, está sendo muito usada para agilizar a execução de pagamentos em diversos tipos de estabelecimento. Para evitar problemas como uso acidental da tecnologia, a distância em que os aparelhos se encontram é curta: cerca de apenas 10 centímetros, no máximo, para se confirmar a ação.

A tecnologia NFC está mais presente em outros equipamentos, como smartphones mais modernos. Também os smartwatches, outra novidade tecnológica relativamente recente, já está contando com a tecnologia para facilitar pagamentos.

Para usá-la, o usuário cadastra no dispositivo um cartão de crédito. Ao detectar o uso do NFC para pagar, o valor vai diretamente para a fatura do cartão cadastrado.

Você vai se interessar por:

Conheça os cartões Vivo

Gosta de utilizar o pagamento eletrônico em suas compras? Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou da novidade em tecnologia NFC? Compartilhe esse conteúdo!

vale a pena comprar celular top de linha
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet