Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vida financeira equilibrada: 5 atitudes que prejudicam o seu bolso

A- A+

Quando o assunto é dinheiro, você acha que vive bem, com sobras ou perto do vermelho? Acredite: seus conceitos podem estar lhe enganando. “Muita gente acha que ter uma vida financeira equilibrada é empatar receitas e despesas”, destaca o educador financeiro Francisco Teloeken.

A verdade é que o equilíbrio nas contas depende de uma equação que une o respeito ao próprio padrão de vida e tem na realização de sonhos uma meta. Some-se a isso as variáveis de atitudes diárias que parecem inofensivas, mas que afetam a estabilidade. Será que você está fazendo a coisa certa?

Casal tem vida financeira equilibrada

Diagnóstico financeiro é primeira etapa para quem está em busca de tranquilidade. Foto: iStock, Getty Images

5 atitudes que desviam você do equilíbrio

Teloeken lista algumas das atitudes que podem passar despercebidas, mas que são influências negativas para quem busca uma vida financeira equilibrada.

Pressa

A rotina diária é agitada e atribulada para boa parte dos brasileiros economicamente ativos. Acontece que estar sempre com pressa é o primeiro passo para que você gaste com o que não precisa e faça compras por impulso. Além disso, para quem está sempre estressado, comprar pode se tornar uma fonte de alívio, uma espécie de terapia, quando deveria ser algo bem planejado.

Descontrole

Ter diversos cartões de crédito pode parecer uma boa opção quando os estabelecimentos não aceitam todas as bandeiras, mas se você não tem disciplina e controle, estará se distanciando de uma vida financeira equilibrada.

Quanto mais cartões, maior o limite de crédito. Bom, não é mesmo? Não se você gasta o que não pode no que não precisa. Partir dessa situação para atingir faturas impagáveis e virar refém dos juros altos é só um passo.

Falta de educação financeira

A educação financeira é ainda distante de muitas pessoas, mas a falta dela é mais sentida do que você pode imaginar. Quem não se interessa pelo tema e acha que entender de economia é algo para quem administra muito dinheiro, pode estar perdendo noções de poupança, planejamento e objetivos que são fundamentais para alcançar o equilíbrio.

Uso do cheque especial

O cheque especial é um crédito que está sempre disponível para o seu uso e aparece nos extratos bancários. Isso não significa que esse dinheiro seja seu e que você possa usá-lo com frequência – e sem planejamento. O crédito é uma espécie de empréstimo do banco, tem juros muito altos e não deve ser usado para pagar dívidas, por exemplo.

Priorizar o status

Dar mais valor do que deveria para manter as aparências leva você a gastar muito mais do que gostaria ou poderia apenas para comprar coisas que agradem aos outros. Essa é uma das atitudes mais perigosas para quem deseja uma vida financeira equilibrada. Além de contrair dívidas, você fica em constante situação de desaprovação com você mesmo.

Para conquistar uma vida financeira equilibrada

Segundo o educador financeiro Francisco Teloeken, é preciso conhecer a situação financeira pessoal ou familiar, fazendo um diagnóstico e anotando tudo o que sai do bolso, mesmo que seja para um café.

Depois disso, listar metas e objetivos a realizar em curto, médio e longo prazos são os passos para alcançar o sonhado equilíbrio nas contas.

Quando você conhece esses dados, fica mais fácil preparar um orçamento que estabeleça o seu padrão de vida e de poupar os valores que são necessários para realizar cada um dos seus sonhos. Pesquisar fundos de investimento e aplicar os valores poupados naqueles que dão melhor retorno pode até agilizar a realização das metas e objetivos.

Teloeken ainda diz que não é preciso viver no limite do seu padrão de vida. Se você tem condições de viver com R$ 1 mil, viva com R$ 700, por exemplo. Isso vai permitir que você tenha uma folga nas finanças. Se tudo lhe parecer muito complicado para administrar sozinho, procure um mentor ou um educador financeiro para lhe ajudar a encontrar o rumo.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para alcançar uma vida financeira equilibrada? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças