Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como decidir entre viajar ou comprar um carro

A- A+

A dúvida entre viajar ou comprar um carro pode ser muito pertinente. Afinal, é preciso avaliar bem onde você irá aplicar suas reservas neste período delicado da economia brasileira.

Mas não há receita de bolo para esta situação. Antes de mais nada, você precisa definir suas prioridades. Comece se perguntando o que é mais urgente e se você poderá fazer isso alguns anos mais tarde ou não. Se você pretende ter filhos em breve, por exemplo, a viagem pode ser prioritária se você considerar que daqui a alguns anos não poderá realizar esse sonho.

Por motivos profissionais, o carro pode ser item prioritário. Você está abrindo uma empresa e precisa de um veículo para fazer deslocamentos e ganhar mais agilidade? Nesse caso, não há dúvida. O veículo ganha.

Viajar ou comprar um carro

É preciso avaliar grau de urgência de cada gasto para tomar uma boa decisão. Foto: iStock, Getty Images

Antes de colocar na balança as vantagens de cada escolha, é importante lembrar que carro e viagem não são investimentos, no sentido de que eles não farão seu dinheiro crescer imediatamente. Mesmo assim, os dois podem ser úteis para a concretização de objetivos distintos. No final das contas, o automóvel pode ser essencial para a carreira de um vendedor, e uma viagem de estudos em país de língua inglesa pode ser o diferencial para um profissional de comércio exterior.

Como escolher entre viajar ou comprar um carro

1 – Defina seus objetivos de curto e médio prazo

Como já foi mencionado acima, é importante definir o que você quer para um futuro próximo, para que possa decidir com maior assertividade.

2 – Veja qual opção terá menos juros

O dinheiro que você tem guardado talvez seja suficiente para uma viagem de estudos. Por outro lado, pode ser que não pague nem a metade do valor do carro. Lembre-se de que, ao adquirir um veículo com financiamento, você pagará juros altos. Além do mais, este bem só irá se desvalorizar com o tempo. Além disso, o parcelamento tende a ser longo e, durante este período, será complicado reservar dinheiro para outros fins.

Você vai se interessar por:

3 – Identifique as vantagens de cada escolha

Tanto a viagem quanto o carro têm seus prós e contras. Uma viagem vai trazer muita riqueza cultural, por exemplo. Se for internacional, pode também proporcionar fluência em outro idioma. Avalie quando isso pode ajudá-lo.

Da mesma forma, um carro pode trazer agilidade no deslocamento (sobretudo se você mora em locais afastados, com dificuldade de acesso ao transporte público), na correria diária com os filhos ou mesmo por motivos profissionais. Os autônomos que o digam. Portanto, avalie o que trará mais benefícios.

4 – Leve com conta o momento que está vivendo

Pela regra geral, fazer uma viagem pode ser mais complicado que comprar um carro. Isso porque ela exige algumas condições que vão muito além de um parcelamento. É preciso ter tempo. Se você pretende ir acompanhado, é preciso que ambos tenham a disponibilidade. Se pretende fazer um curso, é preciso conciliar datas. Enfim, não é apenas uma questão de preço, mas de conseguir aproveitar as oportunidades.

Resumindo, é importante organizar suas finanças para que depois você possa tomar decisões conscientes. Qualquer que seja a sua escolha, viajar ou comprar carro, é essencial que ela não lhe traga problemas financeiros no futuro.

Proteja sua família e concorra a prêmios

Independentemente do tipo de seguro contratado, o melhor custo-benefício é o bem-estar da sua família. Com o Seguro Premiado Vivo, você garante a proteção dos seus entes queridos e ainda concorre a prêmios no valor de R$ 2.500 por dia. Para participar, basta enviar a palavra SEGP para 8051.

> Seguro Premiado Vivo: Proteja a sua família e concorra a prêmios

Gostou das dicas para decidir entre viajar ou comprar um carro? Compartilhe.

quando vale a pena comprar título de capitalização
queda do dólar
oscilações da Bolsa de Valores
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
investir para viajar