Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Viagem de trem é opção prática na Europa

A- A+

Viagem de trem é uma das melhores maneiras de se deslocar entre cidades e países europeus. Embora não seja normalmente a opção mais barata, oferece conforto, praticidade e rapidez.

Quando é vantajoso fazer a viagem de trem

A principal vantagem do trem é a praticidade que ele oferece para o deslocamento entre cidades mais próximas. Em geral, ele vai ser a melhor escolha em viagens que tenham duração de até cinco horas e não compensem a compra de passagens aéreas.

“Para trechos mais longos ou que não têm conexão direta por trem, as companhias aéreas low cost são uma ótima opção”, destaca Fernanda Castelo Branco, editora do blog Vontade de Viajar. Antes de decidir, é importante comparar as tarifas cobradas nos dois casos e a sua disponibilidade de tempo.

No caso do trem, é possível encontrar pacotes vantajosos, que permitem que você faça viagens ilimitadas e tenha a liberdade de ir e vir durante um período determinado. Ou seja, há mais liberdade para programar suas visitas e deslocamentos. A dica é comprar os bilhetes com antecedência e aproveitar as promoções.

O trem é uma opção de deslocamento rápido e prático para viajar entre as cidades europeias. Foto: iStock, Getty Images

O trem é uma opção de deslocamento rápido e prático para viajar entre as cidades europeias. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para viagem de trem

Bagagem

Viajar de trem é uma alternativa prática, mas que exige que você controle a quantidade de bagagem. Diferente do que ocorre nos aviões, as malas não costumam ser despachadas e ficam com você. Embora não exista um limite do quanto cada pessoa pode levar consigo, vale uma dica: não carregue mais do que o seu corpo consegue segurar de forma confortável.

Plataforma

A melhor escolha para não passar por apertos é chegar com antecedência na estação de trem e procurar a sua plataforma com calma. Em alguns casos, você já define o vagão e o assento em que vai viajar ainda na hora da compra do bilhete. Por isso, tome cuidado para não entrar no vagão errado – é mais comum do que se imagina.

Estação certa

Quando a sua estação não é o destino final do trem, tome cuidado. Se você não conhece o idioma do país em que está e não houver um painel eletrônico com indicações, pode acabar com problemas para descobrir qual é a hora certa de desembarcar. Uma dica é olhar o trajeto antes de viajar e contar o número de estações até chegar na sua.

Gostou das dicas sobre viagem de trem? Compartilhe!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia