Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Viagem de avião não é mais um sonho impossível

A- A+

Lembra da época em que viagem de avião era um privilégio para poucos? A realidade mudou: hoje muito mais pessoas têm acesso a esse meio de transporte.

Promoções e  condições de pagamento favoráveis têm atraído cada vez mais brasileiros aos aeroportos. A viagem de avião, em vários casos, chega a ser mais barata e vantajosa do que as de ônibus, meio de transporte que, durante muito tempo, foi a única opção para quem tinha menor poder aquisitivo.

viagem de avião

Queda no preço das passagens aumentou número de passageiros no país. Foto: iStock, Getty Images

Viagem de avião: aumento de passageiros e voos

Apesar das tarifas salgadas em alguns trechos durante a alta temporada (leia-se “férias”), o número de passageiros e voos realizados vem crescendo a cada ano. Muitas vezes, viajar para fora do Brasil é mais barato que ir do Nordeste para o Sul, ou vice-versa.

De acordo com a Infraero, há dez anos, cerca de 30 milhões de brasileiros voavam anualmente. Atualmente, são mais 135 milhões de passageiros. Até 2024, a previsão é de que 200 milhões de viajantes passem por aeroportos em todos o país.

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE), o número de voos de 2014 cresceu mais de 50% em relação a 2006. Atualmente, são mais de 2,2 milhões de pousos e decolagens por ano em todos os aeroportos do País.

O preço das passagens, em compensação, têm caído. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na última década, a redução nas tarifas foi de mais de 45%. Além disso, o aumento de passageiros e voos também sofreu influência do maior investimento nos aeroportos e do aumento do poder de compra do consumidor.

Como pagar menos pela viagem de avião

Preste atenção às promoções

As companhias aéreas oferecem promoções quase diárias. Em alguns casos, essas promoções chegam a até 90% de desconto sobre o valor do trecho de ida e volta. É preciso paciência, pesquisa e sorte, mas é possível fazer a viagem de avião pagando bem menos.

Compare preços na internet

A internet facilita as pesquisas, e o comprador precisa ficar atento às diferenças de tarifas entre horários no mesmo dia. Vale a pena pesquisar ainda a diferença entre um ou dois dias antes ou depois da data desejada. Elas podem ser significativas e gerar uma grande economia. Sites que comparam preços, como o Vivo Compras, são opção interessante para quem busca pagar menos.

Pesquise passagens em diferentes dias

A depender do destino, fazer a viagem de avião durante a semana é mais barato do que aos finais de semana, no caso de cidades turísticas, por exemplo. Mas o contrário também pode acontecer, no caso de centros urbanos com características mais comerciais e de negócios.

Compre com antecedência

Outra dica é começar a buscar passagens com bastante antecedência. Normalmente, a aquisição entre 60 e 90 dias antes do voo é o recomendado. Optar por voos que saem em horários de pouco movimento, como o horário comercial, durante a semana, também ajuda.

Parcele sem juros

As condições de pagamento também facilitam a vida de quem pretende fazer uma viagem de avião. Muitas companhias aéreas oferecem a possibilidade de pagamento no cartão de crédito em diversas vezes sem juros.

queda do dólar
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney
preço do dólar turismo
imposto para compras no exterior