Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Viagem ao Jalapão: boas dicas para um passeio inesquecível

A- A+

Um lugar com natureza praticamente intocada e onde a cultura também marca presença. É isso que encontram os aventureiros que fazem uma viagem ao Jalapão, parque estadual localizado no Tocantins. Quem visita esse destino, é contemplado por dunas de areias douradas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, além de desfrutar de belas criações do artesanato local.

Mas será que custa caro viajar para esse destino? O que não pode faltar no planejamento desse passeio? E quais são as atrações principais que precisam estar no roteiro? Confira neste artigo boas dicas para uma viagem ao Jalapão e curta um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Ponto turístico em viagem ao Jalapão

Cachoeira da Formiga é ponto de visitação obrigatória em viagem ao Jalapão. Foto: iStock, Getty Images

Planeje sua uma viagem ao Jalapão

No Parque Estadual do Jalapão, rios caudalosos, cachoeiras de alturas variadas e dunas douradas que refletem um pôr do sol de dar inveja formam o cenário. E ainda há o Capim Dourado e suas joias artesanais, com pequenos povoados vivendo uma rotina muito diferente da que você conhece.

Jota Marincek, da agência Venturas, especializada em turismo de natureza, diz que uma viagem ao Jalapão é como uma imersão em um ambiente natural totalmente diferente e preservado.

Segundo ele, os fervedouros, nascentes de água em que o corpo não afunda, as cachoeiras do Formiga e da Velha, além de um rafting no Rio Novo são os destaques da programação.

Ponto turístico em viagem ao Jalapão

Muito requisitados, fervedouros são nascentes de água em que o corpo não afunda. Foto: iStock, Getty Images

O passeio começa em Palmas, a capital do Tocantins. De lá até Mateiros, a cidade mais ao centro do Jalapão, são 300km de distância – um terço do caminho é feito por estradas de chão. Só mesmo um destino final paradisíaco faz valer a pena. Entrando por Ponte Alta do Tocantins ou Novo Acordo, o caminho e ponto de chegada são os mesmos.

Marincek indica que o período mínimo de estadia deve ser de cinco dias, mas o ideal é que dure uma semana. Vale lembrar que, como se trata de uma natureza sem marcas humanas ou dos costumes da sociedade urbana, não há hotéis ou pousadas. Os acampamentos à beira do rio são o limite de conforto que o turista irá encontrar.

Segundo ele, a estadia mais famosa pertence à empresa Korubo, que realiza uma espécie de safári com os turistas. Há um caminhão 4×4 para trafegar, lanches, cabanas com camas, mobília, energia elétrica e banheiro, além de um refeitório comandado por chef de cozinha.

Outra opção comum, mas temporariamente suspensa, seria descer o Rio Novo de bote e acampar em praias isoladas, em uma aventura única.

Ponto turístico em viagem ao Jalapão

Não por acaso, pôr do sol no Jalapão está entre os mais famosos do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Quanto custa uma viagem ao Jalapão?

No quesito custos, vale ficar atento: uma viagem ao Jalapão pode pesar no bolso se não houver planejamento. Considerando o roteiro ideal, que dura sete dias, a média de preço fica entre R$ 2,6 mil e R$ 3 mil por pessoa, variando conforme a época do ano.

Uma opção para pagar menos é visitar o local no verão, quando as atenções turísticas costumam estar voltadas às praias. O passeio é muito procurado por famílias, mas é indicado por Marincek para casais e solteiros entre os 30 e 50 anos.

Para ele, as expedições organizadas são vantajosas, porque garantem uma logística mais planejada e preparada. Ainda assim, se você pretende economizar, pode ir de carro ou alugar um 4×4 em alguma agência de Palmas e iniciar sua viagem por conta própria, segundo alguns dos caminhos e instruções indicados no próprio parque.

Ponto turístico em viagem ao Jalapão

Contemplar a imponência da Serra da Catedral não pode faltar nesse passeio. Foto: iStock, Getty Images

Você dá conta do Jalapão?

Mosquitos, calor e aventura. Subidas íngremes, trilhas selvagens, animais e plantas de diversas espécies e alguma falta de estrutura são adversidades que precisam ser analisadas antes de decidir viajar ao Jalapão.

Mas isso não significa que não haja recompensa. Ao final das trilhas e morros, tem o sol que nasce ou se põe para o deleite dos turistas.

A beleza da região é abundante e salta aos olhos. As areias mais douradas do que as de qualquer praia formam as dunas famosas. O mergulho completo na natureza é, para Jota Marincek, uma experiência de vida. Que tal embarcar nessa aventura?

Você vai se interessar por:

Viaje com o Vivo Compras

Quer visitar o Jalapão? A dica é pesquisar preços e programar sua viagem. E para isso o Vivo Compras pode ser um excelente aliado: o portal ajuda a encontrar as passagens aéreas mais baratas, os pacotes turísticos de melhor custo-benefício e as opções de hospedagem que cabem no seu bolso.

Além de tudo para a sua viagem, o site traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens e hospedagem

Gostou das dicas de viagem ao Jalapão? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple