Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Viagem ao exterior: aprenda como viabilizar financeiramente esse sonho

A- A+

Uma viagem ao exterior permite que você e a sua família conheçam novas culturas, descubram belas paisagens e ainda aproveitem as férias para descansar. Mas, para que esse sonho não pese no bolso e dificulte o controle das finanças na volta, é fundamental ter um planejamento.

Planejamento para a viagem ao exterior

Mesmo quando o dinheiro não costuma ser um problema, conhecer o orçamento em detalhes é a melhor forma de garantir mais tranquilidade para o futuro. Afinal, sem planejar as finanças fica fácil perder o controle das contas e terminar no negativo.

Para quem deseja fazer uma viagem internacional, a dica é ainda mais importante, pois os gastos costumam ser grandes, principalmente quando as férias incluem a família toda. O primeiro passo é entender que algumas mudanças podem ser necessárias, principalmente no modo de consumo. Não sabe como começar? Confira algumas dicas do educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeiro familiar:

– Tenha em mãos todas as despesas fixas e eventuais dos últimos seis meses. Essa é a melhor forma de organizar os gastos e descobrir como a sua renda tem sido aplicada

– Reúna a família para auxiliar na tarefa de levantar os dados do orçamento. Afinal, para que os resultados sejam mais precisos, essa precisa ser uma tarefa coletiva

– Identifique os gastos que podem ser cortados ou diminuídos. Como o objetivo é poupar para a viagem, lembre-se de que essa é uma fase passageira e foque nos resultados

– Não crie novas despesas sem antes consultar as suas planilhas de orçamento e ter certeza de que os novos gastos podem ser incorporados à renda sem prejuízos financeiros.

Economizar pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando há a impressão de que as finanças não estão em risco. Para não desistir no meio do caminho, uma dica é estabelecer metas específicas, que incentivem toda a família a poupar. Pode ser o acréscimo de mais alguns dias na viagem ou a hospedagem em um hotel melhor.

Viajar ao exterior com a família exige planejamento financeiro e do roteiro. Foto: iStock, Getty Images

Viajar ao exterior com a família exige planejamento financeiro e do roteiro. Foto: iStock, Getty Images

Pense nos detalhes da viagem ao exterior

Não esqueça que a viagem ao exterior também vai exigir que você fique atento a detalhes mais técnicos, que vão desde tirar o passaporte – o que pode demandar tempo e paciência -, comprar as passagens, reservar a hospedagem, e mesmo considerar a opção de ter um seguro. Para conseguir os melhores descontos, é importante pensar em tudo com antecedência.

“Se pretender dirigir no exterior, esteja com sua carteira de habilitação em dia. Embora não seja obrigatória em muitos países, a permissão internacional para dirigir também pode ajudar”, destaca Rafael Sette Câmara, blogueiro do 360meridianos.

Ao chegar ao destino, você ainda vai precisar de crédito para pagar deslocamentos, alimentação e atrações turísticas – para citar só alguns itens. Por isso, Câmara lembra da importância de escolher a melhor forma de levar o seu dinheiro. Considere a possibilidade de ter consigo cartões de crédito e um travel card, que podem facilitar os pagamentos.

Gostou das dicas para realizar a sua viagem ao exterior? Compartilhe!

queda do dólar
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney
preço do dólar turismo
imposto para compras no exterior