Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Versão gratuita do WhatsApp agora disponível em computadores

A- A+

O principal aplicativo para troca de mensagens instantâneas já havia chegado ao PC por acesso via navegador. Mas uma novidade permite agora tornar o seu uso ainda mais prático em desktops. A versão gratuita do WhatsApp já está disponível para download em computadores.

Software é semelhante ao WhatsApp Web

O grande diferencial da versão gratuita do WhatsApp para computadores é que, diferente do modelo web, ela é utilizada fora do navegador. A forma de uso e a interface, porém, permanecem as mesmas.

Como o aplicativo foi arquitetado para telefones, é preciso que o celular esteja conectado à internet e próximo ao computador.

Usando a versão gratuita do WhatsApp

Na nova versão, celular deve estar conectado à internet e próximo ao computador. Foto: iStock, Getty Images

Para iniciar uma sessão de uso no computador é preciso seguir o mesmo procedimento que já era utilizado no navegador. Utilizando o smartphone, o usuário escaneia uma imagem de QR Code e espera que o software do PC ou Mac se conecte ao telefone. Depois disso, é só iniciar as conversas, da mesma forma que faz no celular, com a vantagem da tela grande e do teclado físico.

A necessidade de proximidade entre celular e computador para uso do programa também está relacionada ao fato de que o histórico das mensagens fica armazenado no seu aparelho e não nos servidores da empresa. Segundo a companhia, a medida garante a segurança dos mais de 1 bilhão de usuários do sistema. Desse total, 100 milhões estão no Brasil.

O sistema de armazenamento fora do servidor é protegido por uma espécie de criptografia, mas já rendeu polêmicas e discussões judiciais que suspenderam o uso do aplicativo no país. A utilização do app no computador tem o mesmo sistema de proteção e segurança, mas não está imune às situações de bloqueio.

O que a nova versão traz

Nessa versão gratuita do WhatsApp, é possível mandar mensagens de voz, mídias, textos, emojis e documentos, além de poder acessar todo o histórico de conversas e os números que estão salvos na agenda telefônica. O resgate dessas informações só é possível pela integração com o smartphone.

Apesar de todas as outras formas do app realizarem a mesma função, usar a versão gratuita do WhatsApp para computador, em vez da web, permite a integração do aplicativo de mensagens com as funcionalidades e comandos do sistema operacional.

No Windows, por exemplo, o comando Ctrl+N, que abre novas janelas de navegador, também abre uma nova conversa no mensageiro.

Como baixar a versão gratuita do WhatsApp

Para realizar o download e utilizar a versão gratuita do WhatsApp no computador, é preciso acessar o site oficial lançado pela companhia para o download de seus sistemas. Lá, é possível encontrar os softwares para todos os sistemas operacionais de smartphones, como Android, iOS, Blackberry, Windows Phone, Nokia Symbian e Nokia S40.

Os softwares para computadores estão disponíveis em três versões: para Windows 64-bit, Windows 32-bit e Mac OS X 10.9 ou superior. Ao iniciar o download, o usuário assume a responsabilidade de aceitar os termos e condições de uso, também disponível na página, e é avisado da obrigatoriedade de ter o WhatsApp no smartphone.

Você vai se interessar por:

 

O que achou da versão gratuita do WhatsApp? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria