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por Vivo Seu Dinheiro

Verificar histórico de carros usados é uma arma contra golpes

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Na busca pelo melhor negócio, quem está na dúvida sobre qual carro comprar e se preocupa com a desvalorização do futuro bem pode optar por um modelo seminovo. Se essa for a sua opção, é importante se cercar de cuidados para minimizar a chance de prejuízos. Verificar o histórico de carros usados, por exemplo, é uma medida mais que necessária.

Esse é um passo simples, mas fundamental. Quer um exemplo? Somente no ano passado, a Dekra – maior empresa de inspeção veicular do mundo – reprovou 16% dos carros avaliados. Segundo o balanço anual da companhia, 68% das irregularidades se referem a anormalidades na pintura, na identificação ou na estrutura do automóvel.

Também aparecem no ranking de restrições irregularidades no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), com indício de falsificação, além de chassi danificado ou com numeração adulterada.

Verificando histórico de carros usados

Verificar possível vazamento na bateria é importante antes de fechar a compra. Foto: iStock, Getty Images

Verificação online do histórico de carros usados

Muitas são as empresas no país que oferecem uma verificação online do histórico de carros usados. De forma prática, pela internet, o consumidor pode se certificar da procedência do veículo, evitando riscos que podem estar mascarados em um automóvel em bom estado.

Segundo Lilian Ponce, executiva da empresa Checkauto, que atua nesse segmento, o serviço está disponível todos os dias da semana, em tempo real, no site da empresa, a um custo de R$ 44,90 por consulta.

A ferramenta oferece até 40 informações diferentes, entre restritivas e positivas, como histórico de roubo e furto, quilometragem adulterada, decodificador de chassi, histórico de leilão, mês do licenciamento, multas e IPVA.

“É importante ressaltar que 85% das consultas trazem alguma informação que afeta o valor do veículo. Por isso, antes de comprar um seminovo ou usado, é importante investigar seu histórico”, reforça a executiva.

Em levantamento feito pela Dekra, o total de prejuízos evitados a compradores com a consulta do histórico de carros usados chegou a R$ 165,3 milhões em um ano. A empresa avalia que, a cada R$ 1 investido em vistorias, são economizados R$ 51,24 em riscos para quem contrata o serviço.

Itens importantes a analisar antes da compra

Além dos cuidados com a vistoria e a verificação do histórico do carro usado que deseja adquirir, também vale a pena prestar atenção em outros itens. O engenheiro de serviços da DPaschoal, Leandro Vanni, explica em quais condições devem estar bateria, pneus, amortecedores, suspensão e freios para que você tenha menos preocupações com o veículo. Confira:

Bateria

Observe as condições gerais. Veja se a caixa não está estufada, os rótulos queimados nas bordas ou se há algum tipo de vazamento nos polos. Além disso, dê cerca de três partidas seguidas no veículo para observar o seu comportamento. Caso note algum problema, pode ser necessária a troca da bateria ou manutenção elétrica.

Pneus

Cuide se não estão carecas (abaixo do TWI 1,6 mm) e se não apresentam desgaste irregular, o que pode indicar problema na suspensão também. E nunca se esqueça de verificar a condição do estepe, pois você pode precisar dele quando menos esperar.

Amortecedores e suspensão

Preste atenção se os amortecedores não apresentam vazamento em uma análise visual. Ao rodar com o veículo em um teste prévio, observe se não há instabilidade em curvas e se a suspensão não faz nenhum tipo de barulho estranho.

Quando não puder fazer teste de percurso, comprima a suspensão para verificar o balanço do carro. Veículos que chacoalham demais podem estar com problemas em amortecedores molas e outros componentes.

Freios

Veja durante o teste de trajeto se há ruídos no momento de acioná-los ou mesmo a percepção de pedal borrachudo. Esses são indícios de que precisam de manutenção. Com o veículo parado, analise se luzes de anomalia acendem no painel e a altura do freio de mão. Se estiver muito alto, demonstra necessidade de ajuste completo do sistema de frenagem.

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