Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vender carro com dívidas é saída para amenizar drama financeiro

A- A+

Seja por falta de planejamento ou por imprevistos financeiros, você perdeu o controle e atrasou o pagamento de obrigações relacionadas ao seu veículo. Nesse cenário, se desfazer do bem passa a ser opção, ainda que não saiba se pode vender carro com dívidas e nem como fazer isso.

Pode ser um atraso no pagamento de impostos, eventuais multas ou mesmo parcelas de financiamento, não importa. Essa operação é possível, desde que siga algumas precauções que envolvem o negócio. Com cautela e se cercando de todos os cuidados, é possível vender carro com dívidas e aliviar as finanças.

Como vender carro com dívidas

Você pode vender carro com dúvidas de impostos, como o IPVA, além de multas. Mas a transferência de propriedade só é realizada assim que as despesas estejam quitadas. Nesse caso, o vendedor coloca o preço no veículo já sabendo que embolsará menos do que o montante recebido, já que parte do dinheiro será destinada ao pagamento das obrigações.

Vender carro com dívidas é possível.

Na compra desses veículos, o comprador não herda os débitos. Foto: iStock, Getty Images

 

A transferência de propriedade é feita no próprio Detran, que realiza a checagem de débitos para saber se aquele veículo está em situação regular.

No caso de ser realizada a venda do carro com dívidas, mas não for feita a transferência, os débitos continuam no nome do antigo proprietário, ainda legalmente responsável pelo veículo.

Dívidas de financiamento atrasado

Além de impostos e multas, as parcelas de financiamento são outra dívidas que podem se acumular e levar à venda do carro pelo proprietário.

Se esse for o caso, o dono do automóvel tem duas opções: encontrar um comprador que pague o carro à vista para que o vendedor quite a dívida e transfira o veículo, ou transferir o financiamento para quem for comprar o carro.

Nesse úlitmo caso, a venda não depende da existência apenas do comprador. A instituição bancária precisa aprovar o crédito para o novo dono da dívida.

A transferência do veículo segue critérios estabelecidos pelos próprios bancos, que mantêm as mesmas condições do contrato (valores, prazos e vencimento), informa a assessoria da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

Você vai se interessar por:

Mudança de cidade obriga proprietário a trocar placa do carro

Trocar de carro todo ano não faz bem ao bolso. Entenda o tamanho da despesa

Saiba como avaliar o consumo de combustível de um carro

Desvantagens de vender carro com dívidas

Geralmente, quem quer vender carro com dívidas precisa de dinheiro imediato para quitar as pendências. O resultado são automóveis vendidos a preços bem abaixo do mercado, além da depreciação já natural do veículo (cerca de 20% do valor de compra no primeiro ano e 10% a partir do segundo ano).

O negócio acaba se tornando uma boa oportunidade para quem quer comprar um veículo pagando menos. Um bom lugar para se comprar um carro com dívidas são nos leilões realizados pelo Detran, Receita Federal e seguradoras, nos quias os descontos podem chegar a 60%.

Na compra desses veículos, o comprador não herda os débitos. “Muitos consumidores ficam em dúvida se terão de pagar ou não as dívidas que o carro já possui”, revela o advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Guilherme Varella.

Segundo ele, o carro vem liberado de dívidas para o novo proprietário. “O valor pelo qual o veículo foi arrematado é utilizado pela organizadora do leilão para quitar qualquer débito existente”, finaliza.

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pensando em vender carro com dívidas? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças