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por Vivo Seu Dinheiro

Venda parcelada também é vantajosa para o negócio

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Quem pensa em abrir uma empresa, não importa de qual tamanho ela é, em algum momento terá que definir as regras para receber pagamentos por seus produtos e serviços. Entre as opções de maior segurança, estão os cartões de crédito, que possibilitam a venda parcelada ou à vista.

Não é à toa que o chamado dinheiro de plástico é a principal escolha na hora de pagar pelas compras, sendo preferido por 52 milhões de brasileiros, conforme pesquisa do SPC Brasil. Diante desse número, quem é empreendedor não pode ignorar o meio eletrônico que, entre as facilidades que oferece ao cliente, está justamente o parcelamento da compra.

E se você acha que só há vantagens para o consumidor ao pagar à vista, é bom conhecer bem o processo. Você facilmente vai encontrar boas razões para oferecer também a venda parcelada no seu negócio.

Mulher aceita uma venda parcelada

Aceitar pagamento com venda parcelada traz vantagens competitivas para seu negócio. Foto: Shutterstock

Como funciona a venda parcelada

Em geral, existem dois tipos de venda parcelada praticadas no mercado. A primeira é a venda parcelada pelo estabelecimento. Trata-se do pagamento parcelado sem juros, com valores mensais fixos, oferecido pela própria loja. O valor mínimo de cada parcela pode variar conforme a operadora.

Já a venda parcelada pela administradora ocorre quando há o parcelamento com juros, com valores mensais fixos. O recebimento é igual a uma venda à vista, no prazo acordado, descontadas as tarifas. A quantidade mínima e máxima de parcelas varia conforme o banco.

Quase todos os estabelecimentos estão aptos a receber esse tipo de pagamento. A exceção fica por conta de bares, restaurantes, casas noturnas, lanchonetes, padarias e postos de gasolina.

Vantagens para o empreendedor

Entre as vantagens para o empreendedor em optar pela venda parcelada em seu negócio, a principal é a possibilidade de aumentar as vendas. Ao pagar dessa forma, com valores mensais menores em um espaço de tempo maior, alguns clientes podem acabar comprando mais do que fariam se fossem pagar à vista.

Além de atrair clientes, a possibilidade de ter recebíveis em longo prazo pode facilitar a negociação com fornecedores e também a gestão do fluxo de caixa.

A comodidade também conta pontos a favor para quem vende, pois não é preciso ficar cobrando o cliente – tudo acontece de forma automatizada.

Por que vender com cartão de crédito

As vantagens para o consumidor que compra com cartão de crédito também se configuram em benefícios para o comerciante.

Apesar de ser um meio de pagamento bastante popular, há estabelecimentos que ainda não o aceitam. Isso pode se configurar uma vantagem competitiva para seu negócio. Se ignorar tal situação, há chances de ser preterido por outra loja, e a concorrência estará em vantagem.

Outro ponto positivo é a garantia de segurança para seus clientes. Ao não precisar carregar dinheiro, eles certamente se sentirão mais confortáveis para ir até a sua loja.

Já se você possui um negócio online, o chamado e-commerce, também é importante oferecer a possibilidade do cliente pagar com cartão de crédito. Isso costuma passar credibilidade e segurança na compra, através de métodos de pagamento verificados.

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