Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Venda de carro: confira dicas para negociar seu veículo na internet

A- A+

Está pensando em fazer uma venda de carro pela internet? A opção é cada vez mais utilizada, principalmente pela praticidade de anunciar sem sair de casa ou deixar o veículo exposto. Com um canal direto de comunicação entre quem vende e o possível comprador, o importante é ficar atento e evitar que  negócio se transforme em uma problema.

Dicas para a venda de carro pela internet

1. Fique atento às fotos

Para quem vai comprar um carro pela internet, ter as imagens disponíveis vai fazer toda a diferença. Afinal, é através delas que o cliente vai criar suas primeiras impressões sobre o veículo. Para facilitar a venda, publique fotos de todos os ângulos e detalhes, inclusive da parte interna. Antes de fazer os registros, não esqueça de limpar o carro e deixá-lo com a melhor aparência possível.

2. Capriche na descrição

O diretor comercial da Webmotors, Thiago Andrade, destaca que esse também é item fundamental. Por isso, não economize na hora de publicar as informações. Especifique o modelo, quilometragem, equipamentos presentes e mesmo as avarias que ele possa ter.

Também é interessante fazer uma boa propaganda. Não deixe de avisar ao possível interessado se o seu automóvel consome pouco combustível, se faz poucos ruídos, se nunca passou por acidente ou precisou de consertos.Anúncios completos tendem a receber mais acessos.

3. Não exagere na pedida

Andrade destaca que, para fazer um bom negócio na internet, elaborar uma oferta atraente é fundamental. Para isso, faça um boa pesquisa e procure os valores que outros vendedores de modelos semelhantes estão pedindo. Também não esqueça de consultar a tabela Fipe.

Vender carro pela internet é uma boa opção, mas exige que você preste atenção na hora de anunciar e fechar o negócio com o comprador. Foto: iStock, Getty Images

Vender carro pela internet é uma boa opção, mas exige que você preste atenção na hora de anunciar. Foto: iStock, Getty Images

4. Deixe diversos contato disponíveis

Em geral, quem compra automóveis na internet não vai se ater a apenas um veículo e terá o interesse de manter várias negociações ao mesmo tempo. Para facilitar a sua venda de carro, é essencial que você responda rapidamente aos interessados e mostre comprometimento com o negócio. Caso contrário, o comprador pode desistir e optar por outro veículo.

“Não esqueça de divulgar todas as formas de contato, como número de telefone fixo e celular, além de um e-mail. Já tivemos notícia de que a venda de um carro foi fechada, com total segurança e sucesso, apenas por Whatsapp, por exemplo”, aconselha Andrade.

5. Revise o carro

Antes de entregar o veículo para o novo dono, faça uma última revisão, de preferência na presença do comprador. Assim, você terá um laudo detalhado para mostrar a situação do carro e dará ao comprador a garantia de que ele está fazendo um bom negócio.

6. Prepare os documentos

Para concretizar uma venda de carro, é necessário que as duas partes assinem a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), que fica no verso do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Antes de assinar o documento, certifique-se de que você recebeu o valor combinado.  Após concluir o negócio, informe o Detran. Assim você não terá de arcar com IPVA ou multas futuras.

Assistência em emergências

Quer mais segurança para o seu carro? Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre venda de carro? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro