Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Vença o receio e saiba como pedir aumento salarial

A- A+

Há momentos na vida profissional em que é necessário ter uma conversa franca. Mais do que isso, queremos um resultado específico – como uma remuneração melhor, por exemplo. Entretanto, nem todos sabem como pedir aumento salarial.

Há quem pense que não existe um momento específico ou que não há uma estratégia por trás de uma conversa como essa. Mas os especialistas garantem que os resultados do seu trabalho indicam o momento em que você pode solicitar um reconhecimento.

O contrário também é verdadeiro. Quando o seu trabalho está simplesmente na média ou quando os seus argumentos para aumento salarial não estão ligados a assuntos estritamente profissionais, são indicadores claros que não está no momento de provocar essa conversa.

Homem precisa descobrir como pedir aumento salarial

Fazer uma avaliação crítica do seu desempenho antes de pedir aumento é fundamental. Foto: Shutterstock

Não sabe como pedir aumento salarial? Veja dicas

Nem sempre é uma negociação fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. “O aumento salarial é algo natural e, em empresas organizadas, faz parte do processo de cargos e salários”, explica a coordenadora do MBA em Gestão de Recursos Humanos da Unisinos-RS, Talita Raquel de Oliveira.

O reajuste salarial, conforme explica a especialista, vem atrelado aos resultados acima do que a empresa espera do colaborador. Se você tem certeza desses resultados, pode ter uma conversa franca com a sua liderança e solicitar a possibilidade de reconhecimento.

Fazer mais para ganhar mais

Se você está mostrando resultados, mas tudo está dentro do que foi proposto pela empresa, ainda não é hora de pedir aumento. Para ser reconhecido, é preciso ir além. “É importante sempre entregar algo a mais, pois há outros funcionários e funcionárias que também mereceriam por fazer seu trabalho de maneira adequada”, sustenta Talita.

Resposta

Se você está atendendo todos os requisitos para ganhar seu merecido aumento, vá em frente. Afinal, esse é o momento mais propício para conversar com seu superior. Entretanto, caso receba uma resposta negativa, lembre-se que nem tudo está perdido.

Deve-se sair dessa conversa, conforme argumenta Talita, com algum encaminhamento. “Se disserem que esse assunto deve ser retomado em seis meses, ou um mês, esse é o prazo que você tem para voltar a falar no assunto. Se não der, melhor não insistir enquanto o cenário não mudar”, explica.

O que não fazer

erros que são comuns quando o assunto é discutir o salário. O principal deles, e que deve ser evitado, é justificar o pedido com motivos pessoais.

“É muito comum as pessoas agirem como se a empresa fosse uma entidade de assistência social. Pedem aumento porque se formaram na faculdade, porque vão casar ou porque nasceu mais um filho”, aponta Talita. Esse tipo de justificativa não combina com as regras de nenhuma empresa.

Também é importante que a remuneração seja compatível com o mercado. “Seria terrível ser demitido por estar ganhando demais, certo? Sabe-se que muitas pessoas estão encontrando dificuldade no momento de se recolocar justamente porque estavam ganhando salários acima da média”, complementa a profissional.

Você vai se interessar por:

Mantenha-se informado

Se você gosta de estar bem informado, que tal contar com uma central disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, para saber informações e realizar pequenos serviços? Com o Vivo Informa, você pode obter indicação e realizar reservas em restaurantes e casas noturnas, além de comprar ingressos para shows e espetáculos, por exemplo. É só ligar para *365 e começar a aproveitar esse serviço.

> Vivo Informa: Receba tudo sobre tempo, horóscopo, trânsito e mais

Você sabe como pedir aumento salarial e tem uma boa dica? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria