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por Vivo Seu Dinheiro

Vença a crise com 5 dicas de vendas online para o seu negócio

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Varejistas e empreendedores virtuais estão reticentes com relação aos seus negócios. Pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 78% dos entrevistados atribuem o baixo desempenho à crise econômica. Para mudar esse panorama, algumas dicas de vendas online podem ajudar.

O primeiro ponto é pensar um pouco fora da caixa, ir além de oferecer produtos e serviços de qualidade, que é uma solução útil, mas simples. Você precisar contar com boas estratégias que incentivem o usuário a clicar no botão de compra.

Dicas de vendas online

Frete grátis, inclusive para outros países, pode ser diferencial interessante. Foto: iStock, Getty Images

5 boas dicas de vendas online

Para facilitar a vida de quem se aventura no mundo virtual, separamos cinco dicas para você aumentar seu volume de vendas online. Os conselhos são da Head de Pequenas e Médias Empresas (SMB) do PayPal Brasil, Gabriela Szprinc.

Segurança em primeiro lugar

De acordo com recente pesquisa Ipsos/PayPal, 36% dos internautas temem por seus dados pessoais e bancários quando compram online. Além disso, 51% afirmam que o quesito segurança pode levá-los a comprar em sites fora do país.

Por isso, é fundamental, desde já, garantir o certificado SSL para seu site – além de segurança, ele significa melhor posicionamento em buscas no Google. Para se tornar um portal sólido, lembre-se de que é preciso proporcionar segurança durante todo o processo de compra.

Fuja do checkout demorado

Segundo recente estudo do Baymard Institute, as taxas de abandono de carrinho no mundo virtual podem chegar até 68%, dependendo das etapas que o cliente enfrenta entre a escolha do produto e o clique final de compra.

Para diminuir esse risco, existem maneiras fáceis de agilizar seu processo de checkout. Uma delas é reduzir etapas na hora da compra – quanto menos cliques, melhor.

Outra saída é oferecer múltiplas opções de pagamento e não obrigar seus clientes a preencherem cadastros exaustivos.

Quanto mais plataformas, melhor

O comércio via tablet e smartphone cresce a cada dia. De acordo com pesquisa Ipsos/PayPal, cerca de 13% das compras online já são feitas via dispositivos móveis. Então, é fundamental ter um site compatível com essas plataformas. Isso aumentará muito suas chances de vender pela internet.

Vendas além-mar

Mais e mais consumidores fazem compras em sites fora de seu próprio país. Por isso, descubra quais produtos brasileiros são mais vendidos para clientes externos e tente comercializar itens semelhantes para esses mercados em seu site. Estudos mostram que o principal mercado para e-commerces nacionais é o México, seguido pela Índia.

Frete grátis

De acordo com recente estudo do WebShoppers, por causa da crise, o número de lojas que oferecem frete grátis no Brasil diminuiu drasticamente entre 2015 e 2016. Como o panorama econômico não deve mudar tão cedo, esse número pode cair ainda mais. Ou seja, pode ser uma boa hora para investir nesse quesito como parte de sua campanha de marketing.

Segundo pesquisa Ipsos/PayPal, 56% dos internautas se sentem mais encorajados a comprar em sites estrangeiros se a entrega for gratuita. E 28% simplesmente abandonam o carrinho ao deparar com custos inesperados de frete, de acordo com estudo realizado pela VWO eCommerce Survey.

Uma boa prática é incentivar o cliente por meio de cotas de compras. Estipular um valor para que, a partir dele, a entrega não tenha custo algum. Por exemplo, frete grátis em compras acima de R$ 100.

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