Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Velocidade do veículo impacta no consumo de combustível

A- A+

O preço do combustível ficou mais caro para o consumidor brasileiro em 2015. Com o aumento no valor, a economia é fundamental para que o item não pese no bolso. Mas você sabia que abastecer menos não é a única maneira de poupar? A velocidade com que o veículo é conduzido, por exemplo, também influencia no consumo.

Relação entre combustível e velocidade

A relação pode parecer estranha em um primeiro momento, mas a explicação é simples. Quanto maior a velocidade, mais o motor precisa trabalhar para mover o carro contra o vento e menor é a eficiência e o rendimento atingidos pelo veículo.

As acelerações bruscas, da mesma maneira, também podem aumentar o consumo e deixar o gasto com combustível ainda maior. Para o diretor comercial da WebMotors, Thiago Andrade, o ideal é aumentar a velocidade de maneira progressiva e suave e evitar o movimento de acelerar e frear com frequência.

Se você está em uma estrada engarrafada, por exemplo, de nada adianta ultrapassar um veículo e, logo à frente, parar novamente. Na cidade, o cuidado também serve com os semáforos. Ao ver que ele fechou, tire o pé do acelerador e permita que a velocidade diminua de maneira natural.

Quando não for possível dirigir mais lentamente e  você estiver acima dos 80 km/h, outro cuidado é manter os vidros do carro fechados, para não prejudicar a sua aerodinâmica. Com eles abertos, o ar entra no veículo e gera resistência. Ou seja, mais uma vez o motor precisa trabalhar em excesso para dar conta do deslocamento.

velocidade

Ao se deslocar em alta velocidade, mantenha os vidros fechados. Foto: iStock, Getty Images

Como manter o consumo sob controle

Mas, conforme lembra o gerente de marketing da WebMotors, Rafael Constantinou, não é só o controle da velocidade que permite diminuir os gastos que você vai ter com o combustível. Uma dica para aumentar o rendimento do automóvel é estar sempre atento à troca de marcha.

Manter o veículo com as revisões em dia também é fundamental. As velas, por exemplo, podem queimar mais combustível do que o necessário quando estão desreguladas. Já as rodas devem estar sempre calibradas e corresponder ao tamanho certo para o seu carro, oque evita esforço em excesso por parte do motor.

Ao sair de casa, planeje a sua rota e evite dar voltas desnecessárias. Sempre que possível, diminua o peso de carga, que também exige mais do carro. Caso surja alguma dúvida, não hesite em consultar o manual do proprietário. É nele que você vai encontrar as informações certas, que correspondem ao seu modelo.

Cartões de crédito com benefícios

Se você quer pagar as suas contas com segurança e mesma abastecer com mais praticidade, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com o Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0 você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para diminuir o consumo de combustível? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito