Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja razões para praticar canoagem e descubra quanto custa

A- A+

Em evidência com a realização dos Jogos Pan-Americanos 2015, em Toronto, no Canadá, a canoagem está em alta no Brasil. Esporte náutico praticado com canoa ou caiaque, a atividade se tornou modalidade olímpica em 1936 e tem conquistado adeptos em diversas regiões do país. E com algum investimento, todos podem praticar.

Por que praticar canoagem

A canoagem, como todo esporte, contribui para a melhora da saúde dos praticantes. É o que afirma o campeão mundial e 19 vezes campeão brasileiro de canoagem slalom, Gustavo Selbach. “Além de você trabalhar os músculos dos braços e costas, também trabalha o abdômen e até as pernas, ou seja, os membros superiores e inferiores”, explica o atleta.

canoagem

Brasileiro Isaquias Queirós conquistou dois ouros e uma prata no Pan. Foto: Sergio Dutti/Exemplus/COB

Mas não é só o corpo que ganha. Segundo Selbach, há também benefícios para a saúde mental. “Como o esporte é praticado na natureza, acredito que haja uma sensação de bem-estar nessa interação do homem com o verde”, explica Selbach, que representou o Brasil na modalidade até o ano de 2013.

Ele iniciou na canoagem aos 11 anos, na cidade de Três Coroas, no interior do Rio Grande do Sul, conhecida como reduto do esporte no país. Das remadas por lazer em 1986 até a primeira competição internacional, se passaram três anos. Em 1989, ele viajou para a Europa e participou de diversos eventos. Ele também foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro como melhor atleta da modalidade por cinco vezes.

Como iniciar na canoagem

Como um expert no assunto, Selbach diz que o primeiro passo para quem deseja entrar no esporte é escolher a modalidade na qual deseja ingressar. “Canoagem de águas calmas, corredeiras, canoagem ondas, oceânica ou outra qualquer são opções”, diz. ”Depois, deve procurar um instrutor da modalidade escolhida para lhe passar as primeiras instruções”, completa.

As instruções podem ser encontradas nos clubes específicos, que existem em muitas cidades. Mas o atleta alerta: “É muito importante nunca remar sozinho em locais remotos e sempre utilizar o equipamento de segurança adequado”.

Ele ainda explica que a modalidade escolhida também depende da região onde mora. Lugares que não possuem rios de corredeira não suportam alguns tipos de canoagem, por exemplo.

Mas é claro que a questão financeira não fica de fora dessa preparação. É preciso fazer alguns investimentos para ingressar na atividade. “Você precisa ter uma embarcação, remo, colete, capacete e saia contra respingos – equipamento que veda a boca do caiaque para não entrar água”, explica Selbach.

Segundo ele, no Brasil, não é fácil encontrar equipamentos de alto nível para competição. Os itens utilizados pelo canoísta em sua carreira totalizam um preço de R$ 9 mil e eram importados.

canoagem

Escolher a modalidade na qual deseja ingressar é o primeiro passo. Foto: Shutterstock

Você vai se interessar por:

Confira dicas para curtir as melhores ilhas do Brasil

Comprar óculos de natação é essencial para o esporte? Descubra

Turismo no Rio de Janeiro: o que conhecer além das praias

A situação do esporte no Brasil

Ao analisar o esporte no país, Selbach considera que a prática ainda é muito recente. Ele vê a canoagem como uma modalidade que ainda precisa de maior credibilidade por parte da população, mas que aos poucos tem conquistados espaços importantes na mídia. “É uma questão de tempo para que o esporte se torne mais popular no Brasil”, afirma.

Esse potencial de crescimento observado pelo ex-atleta olímpico se traduz no desempenho brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de 2015. Na modalidade slalom, onde o atleta rema sozinho por um percurso em corredeira, definido por balizas, o Brasil conquistou um ouro no C1 Feminino, uma prata no K1 Feminino, duas pratas no K1 e no C2 Masculino e um bronze no C1 Masculino.

Este artigo sobre canoagem fez você lembrar de alguém? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Família em prancha de stand up paddle
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado