Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quanto pode pesar sua mala em viagens de avião

A- A+

Não são poucos os detalhes que fazem parte do planejamento de uma viagem. Mesmo quando ela dura poucos dias, detalhes como o peso da mala costumam preocupar. Afinal, entre roupas, calçados e objetos como câmeras e notebooks, pode faltar espaço e sobrar peso.

Mas você sabe qual é o limite de bagagem que cada viajante pode carregar em um avião? Ele varia de acordo com a companhia aérea escolhida e o destino da viagem (nacional e internacional). Quando o peso é ultrapassado, é necessário pagar uma taxa extra, que pode não compensar. Ou seja, nada de arrumar as malas na última hora.

Regras para o peso da mala em aviões

A bagagem que você vai carregar em um voo pode ser divida entre vários volumes, o importante é não ultrapassar o peso estipulado. Para voos nacionais, o limite é de cinco quilos para bagagem de bordo e 23 quilos para a de porão, que é despachada, explica Anna Bárbara Fernandes, blogueira de viagem do Nós no Mundo.

Já para voos internacionais, ela destaca que os valores permitidos costumam ser maiores: dez quilos para a bagagem de bordo e duas malas de porão, com até 32 quilos cada. Para não errar, a dica é observar as regras estabelecidas pela companhia aérea em que você vai realizar a viagem.

Nos casos em que o limite de peso da mala é ultrapassado, são duas as principais formas de cobrança: a partir de um valor fixo que a empresa determina ou através do pagamento de uma porcentagem do preço da passagem. No Brasil, o mais comum é que seja cobrado 0,5% da tarifa do trecho, a cada quilo excedido.

 

mala

Ao arrumar a sua mala, considere o peso máximo permitido e as dimensões da bagagem. Foto: iStock, Getty Images

Como arrumar uma mala sem ultrapassar o peso

Ao organizar a bagagem com pouco peso, você não evita apenas o pagamento das taxas adicionais, mas ainda ganha praticidade para se locomover de um lugar para o outro. Para viajar leve, a primeira dica de Anna é buscar uma mala bem estruturada, mas que pese pouco.

O próximo passo é conferir a previsão do tempo para os dias em que você vai estar fora e ir em busca apenas das peças necessárias. Ao viajar para destinos com praia, por exemplo, a maior parte do dia vai ser gasto com roupas de banho, o que permite deixar calças e casacos de fora.

“Gastar um tempo pensando o que levar e até experimentando combinações de roupas é essencial. Fazendo isso, você elimina com mais facilidade tudo aquilo que não é realmente necessário. Quando precisar, lave as peças no banheiro do hotel ou procure uma lavanderia“, propõe Anna. O mesmo vale para os itens de higiene pessoal: separe aqueles que são indispensáveis, mas em pequenas quantidades.

Gostou das dicas para arrumar a sua mala? Compartilhe!

queda do dólar
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
viagens econômicas pelo Brasil
viagem econômica para a Disney
como economizar na limpeza
preço do dólar turismo