Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quanto deixar de gorjeta em viagens internacionais

A- A+

Viajar também é sinônimo de conhecer novas culturas e estar em contato direto com elas. Isso significa que, além provar a gastronomia local ou os principais pontos turísticos, você também vai conviver com atitudes que são comuns no dia a dia, como é o caso da gorjeta.

Enquanto em alguns lugares ela não costuma ser cobrada, em outros é vista como um um gesto de gratidão pelos serviços prestados. Conforme lembra o jornalista e blogueiro do Pé na Estrada, Altier Moulin, em países como o Egito você pode ser considerado mal-educado.

Valor de gorjeta varia conforme a cultura

Mas, afinal, como saber qual é o valor certo de gorjeta a oferecer? A resposta varia de um lugar para o outro. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa é uma prática comum – quase obrigatória -, aplicada desde os restaurantes até os táxis. Chamada de tip, ela certamente vai aparecer no seu caminho.

Moulin explica que, em algumas regiões dos EUA, o costume é dar entre um e dois dólares por pessoa que estiver em uma mesma mesa. Em outras, prevalece a regra de um mínimo de 10% – não incluso na conta. E não se surpreenda ao encontrar serviços em que a gorjeta pedida seja equivalente a 15% ou 20% do total.

gorjeta

A opção de deixar ou não gorjetas deve respeitar a cultura local. Foto: iStock, by Getty Images

Gorjeta em diferentes países do mundo

Para não errar na hora de dar gorjeta, confira quais são os valores comuns em diferentes países do mundo. As estimativas são do site Tip this Much, que oferece dados sobre as porcentagens cobradas e permite calcular o total da sua conta.

– Alemanha: o valor cobrado costuma variar entre 5% e 10% e é esperado pelos garçons

– Argentina: embora não exista uma regra exata no país vizinho, o recomendável é deixar algo em torno de 10% do total gasto

Austrália e China: a prática não é comum nesses dois páises e também não costuma ser vista de forma positiva

– França e Itália: mesmo acostumados aos turistas, os estabelecimentos italianos e franceses não costumam esperar o pagamento de gorjeta. Ou seja, só é necessária se você achar que o serviço prestado for excepcional

– Reino Unido: lá o percentual é um pouco maior. Em geral, a gorjeta esperada fica entre 10% e 15% do valor que você gastou no estabelecimento

Gostou das dicas sobre gorjetas? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label