Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quanto custa comprar e manter um caiaque

A- A+

Os modelos de caiaque disponíveis no mercado são variados e permitem que você realize pequenas expedições oceânicas ou apenas aproveite a calmaria de um lago enquanto pesca. Mas, na hora de escolher, não são poucas as características a se considerar, incluindo o preço que você vai pagar pelo equipamento.

Caiaque tem baixo custo de manutenção

O valor que você vai pagar por um caiaque depende do modelo escolhido. De modo geral, são duas as principais opções disponíveis no mercado: o Sit on Top e o Sit Inside. O primeiro é mais comum entre aqueles que remam em águas mais quentes e desejam até mesmo dar um mergulho durante o passeio.

Como ele é aberto, fica fácil voltar ao caiaque depois. Mais largos, eles permitem também mais estabilidade e são os mais utilizados para a pesca ou recreação. No Sit Inside, de outro modo, as suas pernas ficam embaixo da estrutura do caiaque e você fica mais firme. O design do casco permite que ele deslize mais facilmente, o que o torna ideal para corredeiras.

Embora seja possível encontrar modelos mais baratos, o proprietário da loja Kayak Sports, Rafael Almeida da Silva, explica que aqueles que oferecem maior resistência custam uma média de R$2 mil. A vantagem é o baixo custo de manutenção envolvido. Para não ter problemas, as únicas dicas são lavar o caiaque com água doce e não arrastá-lo em calçadas ou pedras.

O modelo Sit Inside é ideal para quem gosta da aventura que as cachoeiras e corredeiras podem oferecer. Foto: iStock, Getty Images

O modelo Sit Inside é ideal para quem gosta de aventuras que exigem maior resistência. Foto: iStock, Getty Images

Para começar a usar o seu caiaque

Para quem vai usar um caiaque pela primeira vez, a dica de Almeida é básica: aprenda a amarrá-lo no rack do seu carro. Ele explica que o ideal é prender tanto a proa quanto a popa no automóvel, mas sempre com duas cordas individuais.

Antes de sair para a sua viagem, tenha a certeza de que o caiaque está bem preso ao carro. Foto: iStock, Getty Images

Antes de sair para a sua viagem, tenha a certeza de que o caiaque está bem preso ao carro. Foto: iStock, Getty Images

“Outro ponto que merece atenção é o local em que pretende remar. Iniciantes não devem remar em qualquer local, sem conhecer o mesmo”, alerta Almeida.

Além disso, colete salva-vidas é item indispensável, assim como um bom sistema de âncora, para aqueles que desejam permanecer em mar aberto.

No mar, não esqueça ainda de evitar as rotas de lanchas e barcos e lembre de verificar a previsão do tempo antes de programar o seu passeio com o caiaque. Também avalie a visibilidade, que vai ser fundamental para você remar com segurança. Por isso, evite o início e o fim do dia.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para comprar o seu caiaque? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica