Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quando e como buscar um financiamento empresarial

A- A+

Qualquer dono de empresa está sujeito a enfrentar problemas financeiros. Muitas vezes, isso se dá por má gestão, mas há também fatores externos imprevisíveis, além da inadimplência, que podem prejudicar a sua saúde financeira, tornando necessário recorrer a um financiamento empresarial.

Para uma empresa conseguir dinheiro emprestado em um banco, precisa enfrentar muita burocracia e ainda pagar uma onerosa taxa de juros. Por isso, deve-se pensar muito bem antes de buscar essa solução. Será que ela é realmente necessária?

Debate sobre financiamento empresarial

Financiamento pode ser buscado para resolver problemas ou expandir empresa. Foto: iStock, Getty Images

Quando buscar financiamento empresarial

A necessidade de financiamento empresarial pode surgir depois de decisões empresariais tomadas sem planejamento, escassez de informações sobre receitas e despesas e falhas na gestão do fluxo de caixa.

Se falta dinheiro para pagar os fornecedores e você vê no fluxo de caixa uma perspectiva boa para se recuperar, o empréstimo é uma solução viável.

Mas não é apenas na crise que o crédito bancário é uma ferramenta para auxiliar o empresário. Negócios que estão buscando a expansão, seja na sua estrutura física ou com o lançamento de novos produtos, vão precisar de dinheiro para tirar os planos do papel.

Para saber se será necessário pedir um empréstimo para seguir os seus planos de investimento, calcule quais os custos fixos e variáveis da empresa no período, acrescente a sua necessidade de capital de giro para veja o que sobra.

Calcule a perspectiva para os próximos meses: economizando determinada quantia por mês, será possível autofinanciar a expansão da empresa? Às vezes, vale mais a pena esperar um pouco para usar o dinheiro próprio, evitando as altas taxas de juros cobradas pelos bancos.

Você vai se interessar por:

Documentação necessária para financiamento

Se você chegou à conclusão de que o financiamento empresarial será necessário, seja para pagar os fornecedores ou para expandir o negócio, é hora de começar a reunir a documentação que o banco vai exigir para conceder crédito.

Veja, abaixo, uma lista de documentos que costumam ser exigidos, preparada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae):

  • Cadastro de todos os sócios e cônjuges e comprovação do pagamento da tarifa cadastral (em alguns casos)
  • CNPJ atualizado
  • Alvará de funcionamento
  • Contrato social
  • Ata de constituição e estatuto, ou declaração de empresário, registrados na Junta Comercial
  • Alterações contratuais, atas ou aditivos do último aumento de capital também registrados na Junta Comercial
  • Atas ou aditivos de outras alterações devidamente registrados na Junta Comercial e assinados pelo sócios e por um advogado
  • Alteração da declaração de empresário
  • Balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício com assinaturas do contador e dos administradores da empresa, referentes aos três últimos exercícios (devem conter indicação do número das folhas e do livro em que foram transcritos)
  • Balanço de abertura e previsão de faturamento nos 12 meses iniciais (para empresas em processo de implantação)
  • Relação de vendas assinada pelo contador da empresa, referente ao último exercício social (ou do período decorrido até o momento, caso a empresa não tenha encerrado seu primeiro exercício social)
  • Recibo de entrega de declaração de imposto de renda para empresa dispensada de apresentar balanço ao fisco federal, ou declaração de isenção, conforme o caso
  • Autorização para consulta aos sistemas restritivos e à central de risco de crédito do Sistema de Informações do Banco Central (SISBACEN)
  • Escrituras dos Bens Imóveis e Certificados de Registros de Veículos, o CRV.

 

Gosta de dicas sobre gestão financeira de empresas? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como abrir uma microcervejaria
Eles sabem como tornar o dia mais produtivo
Meu sócio me roubou, o que fazer?
Conversando sobre como desfazer uma sociedade
Como organizar a vida financeira de uma empresa
Uma das ideias de negócios em biotecnologia