Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quais são os principais cuidados para comprar online

A- A+

Comprar online é atividade cada vez mais comum entre os brasileiros. De acordo com o 31º relatório Webshoppers, só no ano passado o comércio eletrônico do país faturou R$ 35,8 bilhões, um crescimento de 24% em relação a 2013. Mas a facilidade de acesso não deve ser confundida com a falta de cuidados.

Em um ambiente em que milhares de ofertas podem ser localizadas em poucos segundos, a maior dificuldade é evitar as compras por impulso, aponta Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP. Para não gastar mais do que o seu orçamento permite e se arrepender depois, a dica é pesquisar e estar sempre atento aos seus direitos.

Atenção ao comprar online

Na internet, bastam alguns cliques para escolher e adquirir o produto que você deseja – e é justamente essa facilidade que exige cuidado por parte do consumidor. Preços muito abaixo daqueles oferecidos no mercado podem seduzir, mas também costumam revelar que há algo errado.

Para não ter problemas mais tarde e evitar uma compra frustrada, a recomendação de Francisco Antônio Fragata Júnior, advogado e sócio do Fragata e Antunes Advogados, é ser cauteloso em relação à loja. O primeiro passo é verificar se o site realmente pertence à empresa.

“Faça uma busca no nome da empresa em sites de busca e entre na loja novamente pelo local indicado. Evite usar endereços que estajam em e-mail, salvo se conhecer bem sua origem. Depois é necessário verificar qual o histórico da loja em compras pela internet. O site Reclame Aqui é uma boa sugestão. Algumas reclamações podem ocorrer, mas várias levantam suspeitas”, ensina Fragata.

Outro cuidado importante é com a segurança oferecida pelo site, principalmente na hora de inserir os seus dados, especialmente os do cartão de crédito. Em geral, os endereços seguros começam com https:// em vez de htpp://.

Aqueles que oferecem um cadeado fechado na barra de direcionamento também costumam ser confiáveis. Caso o local que você deseja comprar não apresente nenhuma dessas características, a recomendação do advogado é dar preferência ao boleto bancário como alternativa de pagamento.

comprar-online

Prefira lojas recomendadas e com boa avaliação antes de efetuar a compra. Foto: iStock, Getty Images

Devolução de produtos ao comprar online

Apesar das facilidades oferecidas, comprar online também traz desvantagens. Afinal, as fotos nem sempre representam com perfeição o produto que você vai receber na sua casa. Sem provar por um peça de roupa, por exemplo, é possível que ela não seja do tamanho ideal ou tenho o caimento prometido.

O que muitos consumidores não sabem é que eles contam com o direito de devolução quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial. O prazo é de sete dias, contados a partir do recebimento do produto, e está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com o Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0 você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para comprar online com segurança? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica
vale a pena comprar celular muito barato
dicas para comprar uma boa esteira