Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quais são os principais cuidados ao contratar crédito

A- A+

Quando as dívidas são uma realidade, contratar crédito pode parecer a melhor saída para voltar ao equilíbrio financeiro. Mas, na hora de fazer a escolha, nem tudo é tão simples assim e é preciso ter cuidado para não acabar com mais um problema no orçamento.

Tenha cuidados com prazos e valores

O valor do empréstimo solicitado é o primeiro item a ser observado. Se você fizer uma dívida com comprometimento maior que 30% de sua renda mensal, por exemplo, será difícil se sustentar durante os meses em que perdurarem as parcelas. Principalmente se você vai usar o dinheiro do crédito para saldar outros débitos.

Quando o assunto é o número de prestações, evite se deixar iludir por falsas sensações. Ao parcelar no maior número de vezes possíveis, o dinheiro pago a cada mês é menor, mas os juros aumentam e fazem com que você pague ainda mais. No fim de contas, tudo deve estar alinhado com o seu planejamento financeiro. Como explica Antonio Nascimento, educador financeiro, de nada adianta fazer um empréstimo para quitar as dívidas se você não vai conseguir honrar mais esse compromisso ao longo dos meses que vão se seguir.

Se optar pela contratação de crédito, não deixe de levar em consideração ainda a modalidade e os juros envolvidos no negócio. Esses dados variam de acordo com a instituição financeira, por isso é indispensável pesquisar cada detalhe. As exigências dos bancos também merecem uma dose extra de atenção. Documentações e liberações demoradas, acrescidas de taxas para emissão de boletos podem aumentar o valor pago de forma considerável.

crédito no mercado

Contratar crédito pode ser uma boa opção, mas depende de pesquisar os detalhes envolvidos no negócio. Foto: iStock, Getty Images

É a hora certa para contratar crédito?

Quando se opta por contratar um serviço de crédito, outro item a se considerar é sobre o momento mais adequado. A resposta vai depender da situação das suas finanças e de como o dinheiro será aplicado, mas também pode ser avaliada a partir de dados de mercado.

Um dos principais fatores que impactam nessa decisão é a taxa de juros, que está em crescimento no país. Com a taxa Selic em alta, contratar crédito fica mais caro. Na hora de se decidir, faça as contas e avalie se os valores praticados pelo mercado podem ser encaixados na sua realidade financeira. Na maioria das vezes, tudo depende da adequação dos gastos.

Alerta CPF no celular

Quer mais controle sobre o seu CPF? Com as dívidas essa é uma preocupação constante. É por isso que a Vivo oferece, em parceria com a Serasa Experian, um serviço inovador que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Você também está pensando em contratar crédito? Comente!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns