Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quais os tipos de empresas no Brasil e entenda a diferença entre eles

A- A+

Está querendo ter um negócio próprio, mas não sabe por onde começar? O primeiro passo é conhecer quais os tipos de empresas que existem no Brasil e como funciona cada uma delas. Assim, é possível identificar a que mais se encaixa na sua proposta e também nas suas condições e objetivos.

Quais os tipos de empresas no Brasil

A começar pelo Empresário Individual, são sete tipos de empresas ou sociedades empresárias, previstas no Código Civil (lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002), entre seus artigos 980-A e 1039 a 1092. Conheça mais sobre cada uma delas:

Empresário Individual

Esse tipo de empresa é composto por uma única pessoa física, que responde de forma ilimitada pelas dívidas com todos os bens pessoais que integram o seu patrimônio (casas, automóveis e terrenos) e também os do seu cônjuge (quando casado em regime de comunhão de bens).

Sociedade em Nome Coletivo

Constituída por pessoas físicas, a Sociedade em Nome Coletivo possui igualdade entre os seus sócios, que respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais. Seu nome comercial obrigatório é composto pelo nome de um dos sócios, juntamente da expressão & CIA.

Sociedade Limitada

Esse tipo de empresa possui dois ou mais sócios que respondem de forma limitada ao capital social da empresa pelas dívidas contraídas. Recebe o termo LTDA ou Sociedade Limitada e pode assumir a forma de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), mediante declaração.

Grupo sabe quais os tipos de empresas no Brasil

Na sociedade limitada, dois ou mais sócios respondem pelas dívidas contraídas. Foto: iStock, Getty Images

Sociedade Anônima

A Sociedade Anônima (S/A) ou empresa jurídica de direito privado, constitui a maioria dos empreendimentos de grande porte no Brasil. Com capital dividido em partes iguais chamadas ações, podem ser negociadas em bolsa de valores sem a necessidade de uma escritura pública. Também podem ser adquiridas pelo público em geral, tornando-se sócio da empresa.

Sociedade em Comandita Simples

Deve ser composta por no mínimo dois sócios, que são divididos em dois tipos: comanditados, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os chamados comanditários, que respondem somente pelo valor correspondente à contribuição.

Sociedade em Comandita por Ações

Possui duas categorias de acionistas semelhantes aos sócios das comanditas simples. Porém tem o capital dividido em ações e é regulada pelas mesmas normas das sociedades anônimas. É caracterizada como uma sociedade comercial híbrida, pois mistura aspectos da comandita e da sociedade anônima.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Nesse tipo de empresa, o titular não responde com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa, diferente da natureza jurídica de empresário individual.

O titular deve ser pessoa física maior de 18 anos, com capital mínimo de 100 vezes maior que o salário mínimo do país. Além disso, não pode ter mais de uma EIRELI. A administração deve ser exercida por uma ou mais pessoas, podendo o administrador ser o próprio titular ou não.

Busque orientação

Para saber quais os tipos de empresas que mais se encaixam no seu estilo de empreendimento, é importante buscar orientações especializadas e elaborar um bom plano de negócio.

Com ferramentas de planejamento, o empreendedor conhece as áreas que fazem parte de um negócio e consegue projetar o funcionamento da sua empresa no futuro.

Você vai se interessar por:

Gostou de saber quais os tipos de empresas no Brasil? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria