Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja quais cuidados tomar em oficinas de carros

A- A+

As oficinas de carros são opções não só para os momentos em que o automóvel começa a dar sinais de desgaste e problemas. Mais do que isso, são fundamentais para fazer a manutenção preventiva do veículo e evitar que ele deixe você na mão nos momentos em que mais precisa.

Mas, na hora de fazer a escolha, é preciso atenção. Afinal, deixar o seu carro na mão de alguém que você não confia pode ser um problema. Com a quantidade de opções disponíveis, o importante é pesquisar com calma e sempre atento a alguns itens.

Como escolher oficinas de carros

Não são poucos os casos de pessoas que levaram seu carro à oficina e, tempos depois, perceberam que o veículo não estava mais com alguma peça original ou que o serviço não ficou tão bom quanto deveria. Assim como em qualquer outra área, escolher o local em que você vai deixar o seu carro para fazer a manutenção exige cuidado.

A principal recomendação do gerente comercial da Maffei Veículos, Marcos Giglio Junior, é conhecer o ambiente da oficina, sua estrutura e conversar com os profissionais que atuam no local. Outra dica é conversar com amigos e familiares que também tenham carro e descobrir se eles possuem alguma indicação de confiança. Uma pesquisa na internet também pode ajudar a descobrir se há reclamações de outros clientes.

oficinas-de-carros

Na hora de escolher a oficina para a manutenção do carro, é importante buscar referências. Foto: iStock, Getty Images

Preços das oficinas de carros

Outro item a ser avaliado na hora de escolher uma oficina são os preços cobrados. Sem pesquisar, é bem provável que você pague mais caro pelo serviço. A dica do Procon-SP é exigir um orçamento antes de permitir que o conserto ou manutenção sejam realizados.

Solicite não apenas uma estimativa com o valor total, mas também os custos detalhados em material utilizado e mão de obra. Em alguns casos, o orçamento não é feito de forma gratuita. Por isso, informe-se antes de solicitá-lo. Converse também sobre as formas de pagamento, o prazo para o conserto e ainda a garantia oferecida.

Quando alguma peça precisar de substituição, o Procon-SP ressalta que a melhor escolha é que você não deixe a compra a cargo da oficina. Ao invés disso, o melhor é pegar uma lista com o material necessário e ir busca dele em lojas especializadas. Normalmente, os preços vão ser menores. Quando essa não for uma possibilidade, fique atento para que as as peças sejam originais. Esse é um direito seu, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor.

 

 

Assistência em emergências

Além de fica ligado na manutenção do seu carro, é importante estar preparado para os imprevistos que podem acontecer. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre oficinas de carros? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
economizar no seguro do carro
não consigo pagar financiamento veículo
cadeiras de bebê para automóvel
banco de couro automotivo
carros-pequenos-e-baratos