Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja provas de que você deve investir em formação profissional

A- A+

Segundo dados do último Censo da Educação Superior divulgado pelo Ministério da Educação, o número de pessoas ingressando em uma faculdade aumentou cerca de 85% entre 2003 e 2013.

A partir desse crescimento, as empresas têm exigido mão-de-obra mais qualificada na hora da contratação. O investimento em formação profissional é então o primeiro passo para que esses novos e futuros profissionais conquistem vagas no competitivo mercado de trabalho.

Melhor formação profissional facilita conquista de vaga

Uma pesquisa realizada pela Catho Online mostra que a formação profissional fica em segundo lugar entre os itens mais avaliados pelas empresas na hora da contratação. “Ela perde apenas para a experiência técnica”, revela o diretor geral da instituição, Adriano Arruda.

seudinheiro-Formacao-profissional

A atualização profissional é uma necessidade em um mercado cada vez mais competitivo. Foto: iStock, Getty Images

Arruda acredita que isso acontece porque contratar candidatos com formação profissional na área desejada aumenta as chances de que eles tenham um bom aproveitamento no trabalho. “Para não perder oportunidades, os profissionais devem se certificar de que as informações sobre sua formação acadêmica e experiência estão atualizadas no currículo”, recomenda.

Maior formação profissional garante melhor renda

Nada é garantido, mas as chances de trabalhadores com maior formação profissional terem salários melhores e que garantem uma vida mais tranquila e com saúde financeira aumentam. É o que afirma uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

Segundo o levantamento da Semesp, 72% daqueles que concluem a universidade têm acréscimo médio de 55% no salário. Outro levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cada ano de estudo acrescenta 15% a mais no salário de profissionais recém formados.

Formação profissional além da faculdade

A formação profissional, no entanto, não se limita a fazer uma faculdade. Cursos técnicos, novos idiomas, pós-graduação e treinamentos de aperfeiçoamento e qualificação são investimentos que aumentam as possibilidades dos profissionais conquistarem novos espaços e promoções.

Você vai se interessar por:
Como manter a satisfação no trabalho em meio às dificuldades do dia a dia?
Crise no Brasil: como a queda da economia afeta o mercado de trabalho
Odeio meu trabalho: sinais de que é mesmo a hora de sair

No passado, os profissionais só precisam se formar em uma faculdade. Mas os tempos e as oportunidades eram outras. A velocidade das mudanças e o desenvolvimento tecnológicos hoje exigem que a atualização profissional seja constante.

“A atualização profissional é uma condição e uma necessidade dentro do exercício da profissão”, decreta Armand Dal Colletto, diretor executivo da Associação Nacional de MBA. “Isso se manifesta tanto como iniciativa de aperfeiçoamento do currículo dentro de um ambiente cada vez mais concorrido quanto por exigência natural do mercado, onde a todo instante se vêem antigos meios e conceitos sendo aperfeiçoados ou superados”.

Dica para se investir em formação profissional

Uma dica importante para buscar a atualização da formação profissional é fazer especialização, pós-graduação ou mesmo cursos mais curtos de aperfeiçoamento. “Investir na formação traz grandes benefícios para o profissional, melhorando seu desempenho e ajudando a ampliar sua visão de mercado”, recomenda Juliana Fukuyama, orientadora profissional do site Dicas Profissionais.

Outra vantagem de se fazer cursos, acompanhar palestras de profissionais da área ou mesmo participar de congressos especializados é aumentar a rede de contatos, abrindo novas possibilidades de networking.

Gostou das dicas de formação profissional? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular