Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja passo a passo como se planejar para alcançar o primeiro milhão

A- A+

O número de brasileiros que possuem mais de 50 milhões de dólares cresceu no ano passado e adicionou novos 200 nomes à lista, que conta agora com 1,9 mil pessoas. Os dados são do relatório anual Global Wealth Report, realizado pelo banco Credit Suisse. Entre aqueles que ainda estão longe de fazer parte do grupo seleto, o maior desafio é chegar ao primeiro milhão.

Mas, a não ser que você conte com a sorte e consiga um prêmio ao apostar na loteria, o caminho para chegar até lá não costuma ser fácil, principalmente porque exige dedicação e paciência para esperar. Afinal de contas, não é de um dia para o outro que o saldo da sua conta vai se multiplicar.

Economia para chegar ao primeiro milhão

Conquistar o dinheiro suficiente para acumular um patrimônio milionário costuma parecer uma realidade distante. Do contrário, Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest, explica que essa é uma alternativa possível para muitos brasileiros, a dificuldade são os desafios exigidos ao longo do processo.

Para começar, ele indica a economia de pelo menos 10% da sua renda mensal. Com o passar do tempo, o ideal é que o valor chegue aos 30%. Tarefa impossível? Tudo depende da maneira como o seu planejamento financeiro é organizado.

Quando há a sensação de que as finanças estão em equilíbrio, poupar fica mais difícil. Mas é preciso ter consciência de que existe um objetivo a ser alcançado: chegar ao primeiro milhão. O primeiro passo é anotar todos os gastos do mês, mesmo aqueles que não parecem importar.

Com os números em mãos, fica mais fácil descobrir o destino do seu dinheiro e fazer as adaptações necessárias. É bem provável que você descubra que os gastos com supérfluos, por exemplo, somam uma quantia maior do que a imaginada.

Ao mesmo tempo, defina metas específicas de qual é o valor a ser poupado e em quanto tempo você espera alcançar a soma milionária. A cada novo mês, separe essa quantia do restante do dinheiro utilizado para pagar as contas e realizar novas compras. Do contrário, é bem possível que ele acabe sendo utilizado de outro forma.

Conquistar o primeiro milhão e realizar os seus sonhos não é tarefa impossível, mas exige planejamento. Foto: Shutterstock

Conquistar o primeiro milhão e realizar os seus sonhos não é tarefa impossível, mas exige planejamento. Foto: Shutterstock

Conquistar o primeiro milhão exige investir

“Mas não basta guardar o dinheiro,  é preciso investi-lo bem, vencendo e superando a taxa de inflação, que está elevada”, aconselha Calil. Ou seja, também é fundamental buscar conhecimentos na área de aplicações e conhecer os investimentos que melhor podem atender aos seus propósitos.

A dica de Calil é deixar a caderneta de poupança de lado e optar por alternativas como o Tesouro Direto e o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Ambas modalidades em renda fixa, eles garantem segurança e rentabilidade a partir da negociação de títulos.

O importante é criar uma estratégia de investimento e saber adaptá-la de acordo com as variações oferecidas pelo mercado financeiro. Atualmente, a escolha mais indicada são as variações do Tesouro Direto e do CDB atreladas a um indexador, como é o caso da taxa básica de juros (Selic), da inflação (IPCA) ou ainda do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Gostou das dicas para chegar ao primeiro milhão? Compartilhe!

 

 

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro