Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja passo a passo como declarar imóvel

A- A+

É importante aprender como declarar imóvel antes de lidar com o Imposto de Renda. Afinal, deixar tudo para a última hora pode render problemas com a Receita Federal.

Declarar imóvel exige cuidado

Na hora de fazer a declaração de imóveis no Imposto de Renda, é preciso ter atenção para evitar que erros de preenchimento o prejudiquem. Informações de compra à vista ou através de consórcio precisam ser detalhadas, explica Carlos Lammel, diretor do Sindimóveis-RS.

A partir dos dados disponíveis na escritura ou outro documento de aquisição da propriedade, o contribuinte precisa lançar os valores na ficha de Bens e Direitos. Lembre-se de que o lançamento no formulário deve ser feito de acordo com os detalhes específicos da negociação.

“Itens como valor total, dados do vendedor, endereço do imóvel e forma de pagamento precisam estar presentes. Caso o contribuinte ainda não tenha a escritura, deve-se declarar a promessa de compra e venda, o que vale também para os contribuintes que compraram imóvel na planta”, destaca Lammel.

Ao declarar imóvel, é importante estar atento a todas as informações que devem constar no formulário e evitar erros ao preencher. Foto: iStock, Getty Images

Ao declarar imóvel, é importante estar atento a todas as informações que devem constar no formulário. Foto: iStock, Getty Images

Declarar imóvel financiado

Caso seja proprietário de um imóvel que foi financiado, também é necessário informar essa condição a Receita Federal. Isso significa que você é declarante obrigatório, mesmo que a sua renda anual seja inferior ao limite de isenção. Não sabe como fazer a declaração e preencher a ficha de Bens e Direitos? Confira o exemplo dado por Gilberto Ribeiro de Melo, administrador do Click Habitação.

Códigos específicos: identifique aqui o tipo do imóvel, lembrando que a ficha determina códigos específicos para casa, apartamento, terreno, galpão e lojas, por exemplo

Discriminação: esse campo é utilizado para informar o endereço, características do imóvel, nome e CPF do vendedor, além das condições de compra. Nesse caso, é preciso especificar se todo o valor foi financiado ou apenas uma parte dele. Não esqueça de inserir valores e prazos

Situação: tendo como base o financiamento, é preciso informar os valores das parcelas que foram pagas até o dia 31 de dezembro do ano anterior. Ou seja, o preço total não é incluído, apenas o dinheiro desembolsado ao longo do período a que se refere a declaração.

Preserve o seu patrimônio

Quer mais segurança para o seu imóvel? Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Você também precisa declarar imóvel? Compartilhe!

não consigo pagar o aluguel
almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
casa dos sonhos
trator cortador de grama
roteadores wifi potentes