Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja os cuidados necessários para fechar ou abrir conta no banco

A- A+

Abrir conta no banco – ou mesmo fechar – são operações que sempre requerem alguns cuidados especiais. Seja em termos de documentação, de verificação de taxas ou até mesmo a conferência para ver se existem pendências em seu nome, é bom estar atento.

Dicas para abrir conta no banco

O processo básico para abrir conta no banco é levar documentos de identificação (como RG e CPF) e comprovante de residência. Em alguns casos, o banco também solicita um comprovante de renda e um valor mínimo para a abertura.

Mas o processo de escolha começa antes. E isso não se resume apenas a eleger um banco para movimentar seu dinheiro. Há outros itens que precisam ser verificados para que você possa escolher a opção que mais se ajusta às suas necessidades, a começar pela definição do tipo de conta.

Casal recebendo instruções para abrir conta no banco.

Escolha do tipo de conta é primeiro passo antes de procurar o banco preferido. Foto: iStock, Getty Images

Você pode optar por ter uma conta corrente normal mas, quando a abertura ocorre por solicitação da empresa onde você trabalha, muitas vezes trata-se de conta salário. Nesse caso, você pode apenas movimentar o dinheiro oriundo do seu pagamento. Não há taxas, mas nem sempre vale a pena.

Se você preencher todos os pré-requisitos, entretanto, pode solicitar uma conta corrente. Conforme o Banco Central, todos os bancos são obrigados a oferecer uma conta básica, que inclui um pacote de serviços isentos de taxas.

Entre os serviços gratuitos, estão o cadastro, o fornecimento de cartão inicial de débito, quatro saques mensais, dois extratos mensais, consultas via internet ilimitadas e duas transferências entre contas da mesma instituição.

Caso prefira uma conta corrente com a opção de mais serviços, é interessante pesquisar as tarifas cobradas em cada banco. Nem sempre vale a pena pegar um pacote completo se você utiliza poucos serviços.

Como encerrar a conta no banco

Também há alguns procedimentos e cuidados necessários para encerrar sua conta bancária. Inicialmente, basta solicitar, na agência, um formulário de cancelamento e preenchê-lo.

Antes disso, é importante verificar se todos os débitos autorizados (ou mesmo cheques emitidos) já foram lançados. É preciso quitar tudo antes para que o banco possa concluir o encerramento da conta.

No ato do preenchimento do formulário de encerramento, peça ao gerente um protocolo. Isso funciona como uma espécie de oficialização de desligamento e, a partir de então, o banco não poderá mais cobrar tarifas sobre movimentação. O prazo de encerramento é de até 30 dias após a solicitação, e você deverá receber uma confirmação por correspondência.

É importante saber que os bancos não costumam cancelar a conta, de forma automática, por falta de movimentação. Mas isso pode ocorrer e, quando for o caso, o cliente recebe um aviso.

Mas vale ficar atento: mesmo que você não utilize uma conta, as tarifas continuarão sendo cobradas e você pode, inclusive, ser registrado nos órgãos de proteção ao crédito.

Você vai se interessar por:

Praticidade livre de taxas

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para abrir conta no banco? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
quando vale a pena comprar título de capitalização
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria