Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja o tempo mínimo para guardar do comprovante de pagamento

A- A+

Todos os anos é a mesma coisa: você vai pagando as contas e vê aumentar aquela pilha de papéis. Quando se trata de pagamentos mais extensos, como financiamentos ou consórcios, não há pasta ou arquivo que aguente tanto papel. Mas afinal, por quanto tempo é preciso guardar o comprovante?

comprovante

Cada comprovante deve ser guardado por um determinado tempo. Foto: iStock, by Getty Images

Tempo varia conforme o tipo de comprovante

Consórcios: Em qualquer tipo de consórcio, é importante guardar os comprovantes de pagamento até a quitação e liberação do bem. Quanto aos seguros, a comprovação do pagamento deve ser guardada por um ano após o término da vigência.

Você vai se interessar por:
Veja 5 dicas para manter a sua organização financeira

Crédito imobiliário: Funciona com a mesma lógica do consórcio, ou seja, os comprovantes devem ser mantidos até que a administradora conclua a quitação do bem e providencie a liberação.

Compra de imóveis: Para evitar problemas, o contrato de compra e venda – assim como os recibos de quitação do imóvel – devem ficar sob guarda do comprador até o registro no cartório de imóveis.

Cartão de crédito: As faturas devem ser guardadas por um ano. Já os demais  comprovantes devem ser guardados por um prazo de até três anos.

Comprovantes das demais contas

Condomínio: As declarações de quitação do condomínio devem ser guardadas durante todo o tempo em que você estiver no imóvel, mas o compromisso não para por aí. Após sua saída, elas ainda devem ser guardadas por mais dez anos.

Aluguel de imóveis: Quanto aos recibos de quitação do aluguel, o prazo é de três anos. O contrato do locatário deve ser mantido até a devolução do imóvel.

Serviços essenciais: Contas de água, energia elétrica, telefone e os demais serviços chamados ‘essenciais’ devem guardados por um período de cinco anos. Porém, ao final de cada ano, você pode solicitar ao fornecedor do serviço uma declaração anual de débitos, que substitui as 12 contas que você guardou em um ano.

Mensalidades: Qualquer tipo de mensalidade, como as escolares ou de cursos livres, devem ser guardadas por, no mínimo, cinco anos. E não apenas os comprovantes, mas também os contratos.

Declaração de quitação

De acordo com a legislação federal, os fornecedores de serviços como água, energia, telefone, TV por assinatura, educação e cartão de crédito devem enviar, anualmente, a declaração de débitos. Caso não receba, você pode procurar o fornecedor e solicitar. Se não obtiver resposta, o ideal é procurar os órgãos de defesa do consumidor.

 

Gostou das dicas de comprovante? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Empréstimo ou financiamento
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria