Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja o que um cartão de crédito virtual não pode comprar

A- A+

O cartão de crédito virtual é uma alternativa segura para compras via internet, mas ele não substitui o cartão de crédito “real”. Isso porque, em lojas físicas, você não pode usar o cartão de crédito virtual, já que ele é concebido especificamente para o ambiente online.

Em lojas físicas, você precisa de um cartão magnético que será inserido na máquina de pagamento, seja com chip ou pela tarja magnética. É esse procedimento que irá autorizar a sua compra com pagamento no cartão.

cartao-de-credito-virtual

Você não poder pagar contas em lojas e demais estabelecimentos físicos. Foto: iStock, by Getty Images

Como o cartão virtual consiste basicamente em um número que você pode usar para fazer compras na internet, você não recebe um cartão magnético correspondente e, portanto, não pode usá-lo para pagamentos convencionais, pois não terá em mãos o cartão que deve ser apresentado na hora de fechar uma compra.

Cartão de crédito virtual não permite saques

Além de você não poder pagar contas em lojas e demais estabelecimentos físicos, com o cartão de crédito virtual também não é possível realizar saques em caixas eletrônicos, diferentemente do cartão convencional, que permite habilitar esse serviço.

Dessa forma, embora o cartão virtual ofereça vantagens de segurança para compras pela internet, ter um cartão magnético é importante, pois oferece uma possibilidade a mais para pagamento de suas compras em lojas físicas. Em caso de emergência, o cartão de crédito convencional tem ainda a vantagem de possibilitar que você faça saques de quantias em dinheiro em caixas eletrônicos.

O cartão de crédito convencional é uma ferramenta também para o pagamento de boletos bancários e contas em geral com códigos de barras, seja em caixas eletrônicos ou em postos de pagamento, enquanto o cartão de crédito virtual não pode ser usado para esse tipo de procedimento.

Segurança para compras online é principal vantagem

Ainda que em lojas físicas não seja possível usar o cartão virtual, essa modalidade é bastante útil para compras online. O funcionamento e as condições variam de cada empresa que concede o cartão virtual. Em geral, você pode definir o limite de compra, o número de transações e o prazo de validade do cartão.

Quando o cartão virtual é uma “espelho” de um cartão de crédito convencional, você conta com um diferencial de segurança, pois pode informar os dados do cartão virtual em compras online, evitando que sejam capturados por malfeitores os dados do seu cartão de crédito. Assim, você evita que o cartão seja usado em compras que, na verdade, você não fez. Além disso, suas compras são lançadas na mesma fatura do cartão convencional, permitindo melhor controle de suas finanças.

No caso de cartões virtuais desvinculados a cartões físicos, o sistema mais comum é o pré-pago, no qual você faz uma recarga e fica com crédito disponível para compras. Conforme você vai usando o cartão, o crédito que você habilitou vai sendo descontado. Também é uma alternativa segura contra fraudes e oferece uma boa possibilidade de controle de suas contas, já que você trabalha com um limite que foi pago antecipadamente.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de cartão de crédito virtual? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito