Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que se pode descobrir pelo CPF de alguém

A- A+

Que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes da sua vida, você já sabe. Mas como você cuida dele? É importante pensar a respeito, pois a quantidade de informações que se pode descobrir pelo CPF é muito ampla. Portanto, é preciso cuidar para que o seu documento não caia em mãos erradas.

Situação cadastral: como descobrir pelo CPF

Quando consultado de forma correta, as informações que você pode descobrir pelo CPF são úteis. A consulta da situação cadastral, por exemplo, pode ser realizada na internet, de forma rápida e sem custo.

Basta acessar o site da Receita Federal e digitar o número de seu documento e sua data de nascimento. Em segundos, você acessa a situação de seu CPF, verificando se ele está regular ou se possui alguma pendência a regularizar.

seudinheiro-descobrir-pelo-cpf

Site da Receita Federal permite consultar seu CPF. Foto: iStock, Getty Images

O que mais se pode descobrir pelo CPF

Um cidadão comum nem sempre pode descobrir pelo CPF suas informações fiscais sem depender de terceiros. Para saber se está negativado, por exemplo, é preciso ir até um órgão competente e apresentar um documento com foto para fazer a consulta.

Você vai se interessar por:
Saiba como descobrir nome pelo CPF
CPF suspenso: o que fazer para reverter situação
CPF suspenso: consequências vão do Imposto de Renda à conta bancária

Entretanto, na mão de golpistas, é possível descobrir pelo CPF muitas outras informações além dessas. Basta ir com o número de seu documento a uma loja, por exemplo, e tentar fazer uma compra em seu nome. Logo se sabe se você está negativado ou não. Conforme o SPC Brasil, três entre cada dez brasileiros já forma vítimas de fraude.

Caso o fraudador atue pela internet – em outras palavras, um hacker – ele pode ter acesso a dados mais completos. Afinal, o seu CPF é como o DNA da sua vida financeira, pois você precisa dele limpo para abrir conta em banco, crediário em lojas, prestar concurso público, entre muitas outras coisas.

Além de cuidar do documento físico, é importante também não passar o número a pessoas estranhas e nem deixá-lo vulnerável na internet. Isso significa cuidado redobrado com acesso ao internet banking ou outros sites em que você precisa colocar o número do CPF. Lembre-se sempre de clicar na aba ‘sair’ quando utilizar serviços desse tipo.

Para um hacker, nem sempre interessa descobrir pelo CPF alguma informação pessoal. O objetivo dos golpistas virtuais, geralmente, é fazer compras em nome de terceiros e abrir conta em bancos, para solicitar empréstimos em dinheiro.

Monitore seu CPF

Se você quiser saber todas as movimentações em seu cadastro, o Vivo Alerta CPF pode ajudar. O serviço, em parceria com o Serasa Experian, envia alertas de SMS sempre que seu CPF for consultado, alterado ou quando você estiver prestes a ser negativado.

Além disso, você recebe constantemente dicas para evitar fraudes. O usuário do Vivo Alerta CPF também tem acesso exclusivo a uma área logada, onde pode verificar um relatório completo sobre seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de descobrir pelo CPF? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças